Infraestrutura: Presidente da Câmara de Parintins obtém aprovação em duas proposituras

por clely — publicado 01/10/2019 19h05, última modificação 01/10/2019 23h16 Texto e Foto: Clely Ferreira - Assessoria de Imprensa da Câmara
Duas proposituras do Presidente da Câmara Municipal de Parintins, vereador Telo Pinto (PSDB), foram aprovadas na manhã desta terça-feira (01/10). Ambas direcionadas à Prefeitura Municipal de Parintins, através da Secretaria Municipal de Obras e Serviços Públicos (Semosp) visando melhorias na infraestrutura de alguns trechos da cidade.

Em atenção ao pedido de moradores do loteamento Tonzinho Saunier e de membros do Sindicato dos Professores e Trabalhadores em Educação Pública Municipal de Parintins o primeiro Requerimento do edil demanda providências para a abertura das ruas ou o piçarramento das vias que dão acesso ao bairro Itaúna 2. Já existem mais de 70 famílias instaladas dentro do loteamento, elas sofrem por não ter um trabalho de arruamento capaz de evitar alagamento no local.

O segundo Requerimento determina operação tapa-buracos e recapeamento asfáltico em dois becos – Raimundo Menezes, na passagem José Luís, e Beco Paris, que fica entre as Ruas 31 de Março e Senador Álvaro Maia. As vias estão intransitáveis por conta de buracos e mato. Telo acrescentou ao pedido a limpeza dos locais bem como nas proximidades. “Os becos abrigam aproximadamente 80 famílias, com muitas crianças em idade escolar e pais de famílias que necessitam transitar diariamente pelo local”, argumentou.

“Ontem foi um dia de muita emoção, um dia histórico para as comunidades de Várzea da nossa Parintins”, declarou ao falar da inauguração do primeiro sistema da Solução Alternativa Coletiva Simplificada de Tratamento de Água para Consumo Humano (Salta-Z) na comunidade São Sebastião do Boto, ocorrida na tarde de segunda-feira (30/09).

Telo recordou como foi o processo para alcançar a conquista. Para tanto, enalteceu o interesse e adesão do prefeito Bi Garcia (PSDB) e o empenho do vereador Tião Teixeira junto à Defesa Civil para sua instalação. Entre os 12 sistemas iniciais, o segundo a ser instalado vai ser na comunidade do Divino Espírito Santo do Paraná Espírito Santo do Meio. Na localidade, junto com a inauguração do Sistema Salta-Z, prevista para o dia 14 de outubro, haverá o primeiro atendimento na UBS Fluvial, entrega de certificados do curso de informática e também a inauguração da nova sala de informática.

Na região, a comunidade São José do Divino Espírito Santo do Paraná de Cima vai retomar a realização da Festa do Peixe Liso, a qual não ocorria há dois anos. A comunidade moveu-se de local devido à queda de barrancos e está em processo de reconstrução. Telo informou que o evento vai ocorrer na nova área, doada pelo pecuarista Manoel José Lobato, nos dias 11 e 12 de outubro.