Habitação, Turismo, Emprego e Renda pautam discurso do Presidente da Câmara Mateus Assayag

por Mayara Carneiro publicado 04/05/2021 15h55, última modificação 04/05/2021 15h56 Texto: Mayara Carneiro - Assessoria de Imprensa da CMP / Fotos: Simone Brandão
Assayag também apresentou um Requerimento direcionado à Prefeitura Municipal de Parintins no sentido de solicitar a instalação de 14 novos pontos de iluminação pública, com luminárias de led solar na Agrovila do Mocambo do Arari.

Ao pronunciar-se na Sessão Ordinária deste dia 04 de maio, o Presidente da Câmara Municipal de Parintins, Vereador Mateus Assayag (PL), pautou seu discurso com temas sobre Habitação; Turismo e geração de Emprego e Renda. Iniciou evidenciando reuniões com os moradores e contemplados do Residencial Parintins, no sentido de ressaltar a união de todos os Vereadores e Vereadoras para tentar solucionar essa situação.

Mateus defende e prioriza a efetivação de políticas públicas para resolver o déficit habitacional em Parintins, proporcionando moradia para pessoas que necessitam. “Temos que procurar formas para que esta Casa possa contribuir para minimizar esse déficit habitacional. É importante tomar algumas ações para que esse problema seja resolvido ou diminuído”, afirmou.

O parlamentar informou manter diálogo com a Caixa Econômica Federal, detentora do projeto, e com a empresa vencedora da licitação para concluir esta obra, para minimizar os problemas relacionados à habitação, principalmente em se tratando do Residencial Parintins. “Não é atribuição da Câmara concluir a obra e alojar as pessoas, mas como Casa do povo está fazendo sua parte ao estreitar esse diálogo para que isso tenha um fim”, disse.

Turismo, emprego e renda

Mateus apresentou ao Executivo Municipal uma Indicação para solicitar a disponibilização de cursos de turismo receptivo; inglês; garçom; guia turístico; entre outros cursos ligados ao setor. A propositura visa atender a demanda de funcionários e autônomos que atuam no Aeroporto Júlio Belém; Mercado Municipal; Pousadas e demais lugares ligados ao Turismo no município de Parintins.

De acordo com Assayag, a propositura volta-se para suprir a necessidade dos profissionais que têm contato direto com os turistas, oportunizando os mesmos ao conhecimento básico, de modo a contribuir em seus trabalhos diários. O parlamentar destacou que Parintins é uma cidade turística, a qual recebe turistas de vários lugares, principalmente no período do Festival Folclórico, e os profissionais dessa área devem estar aptos para recebê-los.  

Porto da cidade

Em relação ao Porto da cidade de Parintins, o parlamentar afirmou ser um absurdo essa situação. Mateus lembrou tratar e cobrar a bastante tempo do Governo Federal, através do DNIT (Departamento Nacional de Infraestrutura e Transportes), agilidade para resolver situação, a qual provoca inúmeros prejuízos aos parintinenses. “Peço que o DNIT envie Engenheiros a Parintins para se fazer uma avaliação da possibilidade de se descer carros, de forma controlada, para que os barcos possam atracar e descer seus passageiros no Porto, com embarque e desembarque seguro”, comentou.

Requerimento

Mateus Assayag também apresentou um Requerimento direcionado à Prefeitura Municipal de Parintins no sentido de solicitar a instalação de 14 novos pontos de iluminação pública, com luminárias de led solar na Agrovila do Mocambo do Arari. “O Mocambo ganha novas residências, decorrente do aumento de famílias no local, se fazendo necessária uma iluminação que contemple a demanda da Agrovila. A luz de led solar, além de econômica, garantirá mais segurança aos comunitários”, explicou ao frisar que essa é uma demanda repassada pela Diretoria do Distrito.

Projeto de Resolução

Por fim, o Presidente da Câmara apresentou um Projeto de Resolução para modificar e adequar pontos importantes do Regimento Interno do Legislativo Parintinense. Mateus frisou que essas alterações foram discutidas com todos os demais Vereadores e Vereadoras e visam melhorar e otimizar os trabalhos da Casa.