Habitação e critica a aprovação do Projeto de Congelamento de Salário de Servidores do Estado pautam discurso do vereador Beto Farias
Na manhã desta segunda-feira (22), o vereador Beto Farias (Podemos) discursou inicialmente sobre a ocupação do Residencial Parintins. Os sorteados com as casas populares tomaram a iniciativa de “tomar posse”, por serem legítimos donos das unidades habitacionais.
O edil declarou-se “impressionado” porque a Caixa Econômica tinha um processo datado em abril de 2019 para reintegração de posse. “Uma data em que ainda não existia nem sequer uma ocupação nesse local, mas, já estava na gaveta da Superintendência uma ordem judicial. Por que eles se precaveram com isso?”, questionou.
“Àquele senhor e àquela senhora que não tem mais dinheiro para pagar seu aluguel, a Caixa emite uma ordem de despejo”, completou. Beto Farias definiu como “revoltante” a situação e convidou aos parlamentares para uma Audiência Pública nesta terça-feira (23), juntamente com os moradores do Residencial.
O parlamentar anunciou, em primeira mão, aos moradores das áreas alagadiças dos bairros São Francisco e Santa Clara sobre a doação de títulos definitivos pela Prefeitura Municipal. O procedimento será realizado após diminuir o nível das águas para ser executado o trabalho de medição e respectiva confecção dos documentos. Ele agradeceu ao prefeito Bi Garcia por ter sido solidário a essa situação e atender ao seu pedido.
O vereador manifestou sua indignação referente à aprovação do Projeto de Lei (PL) 84/2019 na Assembleia Legislativa do Estado do Amazonas (Aleam-AM) o qual penaliza o servidor do Estado com o congelamento de reajuste salarial até 2021. “Isso nos envergonha porque eles foram eleitos pelo povo. O Amazonas é um dos Estados mais ricos desta nação, é o quarto em arrecadação da economia nacional e não há esta necessidade”, protestou.
Ao tratar sobre o assunto, frisou que nem todos os parlamentares foram favoráveis à propositura. Assim, enfatizou a atuação do Deputado Estadual Cabo Maciel (PR), que votou contra, mesmo sendo vice-líder do governador, e deixou seu cargo à disposição do governador por não aceitar esse projeto.
“Eu quero parabenizar o deputado estadual que sempre manteve a sua postura. Foi o deputado mais votado no município de Parintins e eu fico honrado em poder ser seu amigo e poder exaltar hoje aqui como homem realmente compromissado com o cidadão amazonense”, finalizou.