Gelson Moraes questiona notificações a comerciantes dos arredores do Mercado Mundico Barbosa e solicita informações ações voltadas ao Setor Primário

por clely — publicado 17/09/2019 19h05, última modificação 17/09/2019 19h04
Colaboradores: Clely Ferreira
Texto: Anny Prata - Assessoria Parlamentar / Foto: Simone Brandão
A informação repassada ao edil é que há um Plano de Execução para a localidade a fim melhorar o fluxo de trânsito. “Sou a favor de que organizem, mas que tenham bom senso de reunir com essas pessoas. Entendemos que melhorias devem ser feitas, mas que seja bom para todos”, manifestou.

Na manhã desta terça-feira (17/09), o vereador Gelson Moraes (PSD) tratou o sobre Projeto de aquisição de alimentos da Companhia Nacional de Abastecimento (Conab) em Parintins, o qual é executado em parceria com a Associação de Pescadores e Pescadoras Artesanais de Parintins (Asparpin). Sobre o projeto no município, realizado com apoio da Secretaria Municipal de Assistência Social, Trabalho e Habitação (Semasth), disse que vai solicitar da referida secretaria o Relatório de Execução do Plano, para ter melhores informações.

O vereador também falou sobre os vendedores de produtos regionais que se encontram nos arredores do Mercado Municipal de Parintins Mundico Barbosa e a "Feira do Bagaço". Eles receberam notificações para que se retirem do local, até a data de hoje, às 17 horas, e pedem para que a Prefeitura os encaminhe a outro local para que não fiquem sem trabalho.

Em relação ao Setor Primário, o parlamentar apresentou requerimento Verbal de nº 326/2019 à Secretaria Municipal de Produção e Abastecimento (Sempa), em que solicita informações sobre o Plano de Ação (PA) que foi divulgado, início do ano. O anúncio foi de que iria atender cerca 250 pessoas, entre produtores e pescadores, para vender sua produção diretamente para a Prefeitura sem passar pelo Governo Federal. As informações solicitadas visam saber o que aconteceu, o porquê de ainda não estar em execução.

Outra informação também requerida no documento é sobre o plano de execução da Coordenadoria de Pesca, que foi criado dentro da Secretaria de Produção, por indicação de autoria do parlamentar na legislatura passada. A propositura do vereador foi para criação de uma Secretaria de Pesca, porém, devido à falta de recursos foi criada a Coordenadoria.

“Já se passaram seis anos e não vimos nada do que a Coordenadoria realmente está fazendo. Qual seria o papel da Coordenadoria de Pesca? Ajudar as entidades com situações que, muitas vezes, tem que ir em Manaus ou até em Brasília para resolver o problema de um pescador, enquanto o próprio pescador poderia resolver aqui em Parintins”, esclareceu.

Quanto à ideia inicial da criação de uma Secretaria, o vereador disse que vai persistir em sua luta porque entende que, com a repartição, vai contribuir com o desenvolvimento do Setor Primário no Município.