Estado garante para Tião Teixeira que não vai virar as costas para a Vila Amazônia

por clely — publicado 27/05/2019 16h55, última modificação 27/05/2019 18h13 Texto: Gerlean Brasil
Durante o encontro no dia 23 de maio, o vereador manifestou preocupação com a falta de condições para o escoamento da produção agrícola de centenas de assentados.

A recuperação das estradas do Projeto de Assentamento Gleba de Vila Amazônia foi o principal assunto tratado pelo presidente da Comissão de Setor Primário, Abastecimento e Políticas Rurais da Câmara Municipal de Parintins, Tião Teixeira (PTB), em reunião com o titular da Secretaria de Estado da Produção Rural (Sepror), Petrúcio Magalhães Júnior. Durante o encontro no dia 23 de maio, o vereador manifestou preocupação com a falta de condições para o escoamento da produção agrícola de centenas de assentados.

O vice-presidente da Câmara Municipal de Parintins informou ao secretário da Sepror que entregou requerimento ao governador do Amazonas, Wilson Lima (PSC), com pedido de intervenção do Executivo do Estado para resolver a situação das estradas da Gleba Vila Amazônia. Presente na reunião, o titular da Secretaria de Estado de Infraestrutura (Seinfra), Carlos Henrique Lima, comunicou que o Governo do Amazonas vai fazer avaliação técnica e projeto, mas antes de tudo, verificar a competência de quem pode executar os serviços.

De acordo com o secretário da Seinfra, o Governo do Estado, por meio do programa Amazonas Presente, já apresenta uma solução para a Vila Amazônia. “Vamos verificar as estradas e fazer vistorias técnicas nesses ramais para termos uma avaliação de qual é o custo. Também para sabermos o momento adequado das intervenções. Na questão da Vila Amazônia, por ser assentamento, vamos verificar se temos condições de obter recursos federais para podermos fazer esse planejamento e a execução dessas obras”, explicou.

Carlos Henrique Lima garantiu para Tião Teixeira que o Governo do Amazonas vai interferir junto ao Governo Federal para defender a importância dos investimentos em infraestrutura nas estradas da Vila Amazônia. Já o secretário Petrúcio Magalhães Júnior afirmou que vai manter audiência com o Superintendente do Instituto Nacional de Colonização e Reforma Agrária (Incra), João Jornada, para tratar dessa situação. “Lamentavelmente, temos muitos ramais deteriorados. São vários anos que essas estradas não sofreram a devida manutenção”, comentou.

O secretário da Sepror enfatizou que o Governo vai lançar um programa de recuperação de ramais ainda este ano. “Na reunião, ficou definido que vamos ter uma conversa com o superintendente do Incra no Amazonas para saber se existe algum projeto do Governo Federal para os ramais da Vila Amazônia. Caso não exista, o Governo do Estado não pode virar as costas e vai buscar parcerias com o Governo Federal e Municipal para atender a recuperação desses importantes ramais que tem um potencial muito grande”, antecipou.  

Tião Teixeira saiu otimista com o indicativo de solução para estradas da Vila Amazônia. O encontro com o Sistema Sepror contou com a participação da diretora-presidente do Instituto de Desenvolvimento Agropecuário e Florestal Sustentável do Estado do Amazonas (Idam), Eda Maria Oliva, do diretor-presidente da Agência de Defesa Agropecuária e Florestal do Estado (Adaf), Alexandre Araújo, além do secretário da Seinfra, Carlos Henrique Lima, também titular da Secretaria de Estado de Políticas Fundiárias do Amazonas (SPFAM).