Emoção e reconhecimento marcam entrega da "Medalha Jair Mendes" à Voz da Amazônia David Assayag
Emoção, reconhecimento, alegria e muita toada marcaram a Sessão Solene de outorga do Mérito Cultural Medalha “Jair Mendes" ao Cantor, Artista e Levantador de Toadas David Assayag Neto, pelos relevantes serviços prestados à cultura do município de Parintins. A homenagem, requerida pela vereadora Márcia Baranda (MDB), aconteceu no Plenário Raimundo Almada nesta terça-feira (23), sob o comando do Presidente da Câmara em exercício Babá Tupinambá (PDT).
Estiveram também presentes compondo a mesa das autoridades o Prefeito de Parintins em exercício, Alex Garcia (PSD); a Diretora do Liceu de Artes e Ofícios Cláudio Santoro – Unidade Parintins, Andressa Oliveira; o Presidente da Associação Folclórica Boi-Bumbá Garantido, Antônio Andrade; o Presidente da Associação Cultural Boi-Bumbá Caprichoso, Jender Lobato; a filha de David Assayag, Jéssica Assayag; e o Bispo Emérito de Parintins, Dom Giuliano Frigeni.
A solenidade contou com a presença de artistas; compositores; jornalistas; itens oficiais dos bumbás; das vereadoras Brena Dianná (UB) e Márcia Baranda (MDB); dos vereadores Afonso Caburi (UB), Babá Tupinambá (PDT), Cabo Linhares (UB), Fernando Menezes (Republicanos), Mateus Assayag (PL), Massilon Cursino (Republicanos), Naldo Lima (SD) e Telo Pinto (PSDB); bem como de autoridades civis, militares e eclesiásticas; familiares, amigos do homenageado e da sociedade parintinense.
No decorrer da solenidade, as manifestações das autoridades e convidados na Tribuna da Câmara exaltaram a trajetória de vida, de superação e os 35 anos de carreira artística de David, grande referência na arte de cantar. Suas tantas contribuições ao ritmo do Boi-Bumbá, ao Festival Folclórico de Parintins e à cultura do Norte do Brasil também foram celebradas. A Cantora Fafá de Belém enviou um vídeo em homenagem ao David e emocionou a todos.
Em seu discurso, a vereadora Márcia Baranda, autora da propositura, agradeceu a todos pela presença e afirmou que não se pode negar a trajetória linda de David Assayag, e o quanto ele contribuiu para o desenvolvimento cultural do Festival Folclórico de Parintins. “Não podemos negar que a “Voz da Amazônia” emociona não só Caprichoso e Garantido, emociona o mundo. David faz parte da vida do povo amazonense e merece o nosso respeito, nossa gratidão, nosso carinho e, acima de tudo, o nosso reconhecimento por ter levado o nome de Parintins para o mundo”, evidenciou Márcia.
O Presidente da Câmara em exercício, Babá Tupinambá, demonstrou sua admiração pelo artista David Assayag e elogiou o talento, trajetória profissional e humildade do agraciado.
O Prefeito de Parintins em exercício, Alex Garcia, agradeceu ao homenageado David Assayag por contribuir com a cultura parintinense, por ter levado o nome de Parintins para outros estados e países. “Hoje nos reunimos para prestar uma homenagem a um artista único, cuja voz ressoa fluente como nosso Rio Amazonas, um ícone da cultura parintinense, David Assayag, o grande levantador de toadas de Parintins, e por que não dizer a maior voz do festival. Além de reiterar sua vida como artista, é importante destacar sua humildade como ser humano”, destacou Alex.
Ao se pronunciar, o Rei David Assayag agradeceu ao Legislativo Parintinense pela honraria, homenagens, respeito e carinho. “Na verdade, eu queria era estar cantando (risos). Primeiro, quero agradecer a Deus por esse momento, a vereadora Márcia pela propositura e a todos os vereadores. Agradeço a todos pelas palavras. Gente, foi fácil chegar aonde eu cheguei, porque a toada é maravilhosa, o nosso festival é maravilhoso. Enfim, muito obrigado, eu estou muito emocionado mesmo, porque passa um filme na nossa cabeça. Que Deus abençoe a todos, abençoe o Festival de Parintins e a todas as nossas famílias”, frisou o artista parintinense. David dedicou e ofereceu a Medalha recebida ao Cantor Arlindo Júnior (in memoriam).
Parintinense nascido pelas mãos de Dona Nega Parteira, David Assayag Neto é filho de Dona Nilce Ramos Assayag e Walter Assayag, e cresceu entre as cidades de Belém - Pará e Rio de Janeiro. Iniciou sua carreira cantando em bares, arraiais e quermesses aos 14 anos.
Dono de uma voz inconfundível, reconhecido, inclusive, como a melhor voz do Amazonas, Assayag é aclamado como Rei David pela nação vermelha e branca e Imperador pela nação azul e branca, considerado a “Voz do Festival”, a “Voz da Amazônia” e eterno Levantador de Toadas dos Bois Caprichoso e Garantido.