Em prol ao Mocambo, vereador Renei defende a construção de Sala de Abate no Distrito
“A nossa região do Mocambo nós tínhamos o conhecimento de um projeto para a construção de um matadouro, sendo um abate e isso não saiu do papel”. O desapontamento com a situação foi expresso na Tribuna pelo vereador Renei Mocambo (PR), nesta terça-feira (21).
Como representante da região no Parlamento Municipal, Renei requereu da Prefeitura Municipal de Parintins, através da Secretaria Municipal de Produção e Abastecimento (Sempa), a construção de uma sala de abate de bovinos e bubalinos para o Distrito. Entre os motivos do parlamentar está a preocupação com os produtores, mediante constantes furtos de gado, já expressa em sessões anteriores.
Mais uma questão pontuada por Renei referiu-se à qualidade da carne para o consumo. “O abate clandestino representa um dos mais preocupantes fatores do risco à saúde pública, pela exposição à agentes infecciosos e parasitoses. A consequência mais grave do abate clandestino é a exposição da população ao risco das doenças transmitidas pela sua manipulação. Algumas enfermidades provocam transtornos à saúde e culminam, muitas vezes, na morte do consumidor”, justificou.
O vereador elencou também que “essas enfermidades geram perdas diretas ao trabalhador pelo cumprimento de sua capacidade produtiva, aumentando os atendimentos hospitalares na Rede Pública de Saúde e, consequentemente, trazendo prejuízos aos cofres públicos”.
“Para dirimir este problema torna-se necessária a integração de toda a cadeia produtiva, desde o abate, até a distribuição, incluindo a realização de campanhas educativas para sensibilizar a população sobre a importância do consumo de carne segura”, completou.
Outros argumentos apresentados pelo edil foram referentes ao destino dos resíduos sólidos e a preservação ambiental.