Em Audiência Pública da Cultura, Márcia Baranda diz que emenda que aumentaria recursos foi vetada

por Mayara Carneiro publicado 09/05/2023 17h17, última modificação 09/05/2023 17h17 Texto: Assessoria Parlamentar / Foto: Simone Brandão
A vereadora também destacou a importância da criação do Conselho de Cultura na cidade de Parintins, o que poderá criar alternativas para os artistas.

"Apresentei emenda ao projeto de Lei Orçamentária Anual - LOA, que buscava aumentar o valor destinado à cultura no Município de Parintins, mas fui vetada", declarou a vereadora Márcia Baranda, em Audiência Pública para institucionalização e Implementação do Sistema Municipal de Cultura e da adesão do município ao Sistema Nacional de Cultura.

A Audiência Pública foi realizada nesta quarta-feira (09) na Câmara Municipal de Parintins com a presença de diversos representantes da sociedade civil, que discutiram e apresentaram ideias para a promoção e valorização da cultura no município.

Durante o evento, Márcia Baranda ressaltou a importância da cultura para a cidade de Parintins e afirmou que a verba destinada à cultura no orçamento municipal é insuficiente, representando menos de 1% do total de 311 milhões de reais. A vereadora afirmou ter proposto remanejamento de parte da verba destinada ao gabinete do prefeito à cultura, afim de aumentar o valor, mas foi vetada pelo poder executivo.

A vereadora também destacou a importância da criação do Conselho de Cultura na cidade de Parintins, o que poderá criar alternativas para os artistas que atualmente conseguem obter renda apenas durante o período do festival de Parintins. Segundo ela, após o fim do festival, muitos artistas ficam sem trabalho e renda.

Baranda disse que a participação da sociedade é fundamental para a construção de políticas públicas que atendam às necessidades de todos os envolvidos.

Da reunião foi estabelecida ações para a promoção da cultura em Parintins, incluindo a institucionalização do Sistema Municipal de Cultura, adesão ao Sistema Nacional de Cultura e a criação de um grupo de trabalho para acompanhar as ações relacionadas à implementação do SMC.

O grupo de trabalho será formado por representantes da Secretaria de Cultura, Comissão de Cultura da Câmara Municipal e Fórum Permanente de Cultura de Parintins. A adesão ao Sistema Nacional de Cultura deve ocorrer até junho de 2023.