Em Audiência Pública, Câmara e instituições se unem pela Educação do Campo
Propostas para efetivação de políticas voltadas à Educação do Campo em Parintins foram estabelecidas por representantes de instituições públicas e sociedade civil organizada, em Audiência Pública, no auditório da Universidade do Estado do Amazonas (UEA), na sexta-feira, 14 de junho. Professores, estudantes, pesquisadores e lideranças comunitárias, entre outros, debateram sugestões com a Câmara Municipal de Parintins, durante mais de três horas.
A audiência pública consolidou encaminhamentos oriundos da UEA, Universidade Federal do Amazonas (Ufam), Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia (Ifam), Secretaria Municipal de Educação (Semed), Secretaria de Estado de Educação e Qualidade de Ensino (Seduc), Instituto de Desenvolvimento Agropecuário e Florestal Sustentável do Estado do Amazonas (Idam), Fórum Parintinense de Educação do Campo, das Florestas e das Águas (Fopinecaf) e Comissão de Educação da Câmara Municipal de Parintins.
Teve o envolvimento do Grupo Ambiental Natureza Viva (Granav), Associação de Desenvolvimento Comunitário de Santo Antônio do Murituba (Asdecosam), Nossa Senhora do Perpétuo Socorro do Laguinho, São Sebastião do Quebra, Santa Maria de Vila Amazônia, Nossa Senhora de Nazaré do Zé Açú, São Sebastião do Jará – Rio Uaicurapá, Santo Antônio do Tracajá, Divino - Paraná do Espírito Santo do Meio, além do 11º Batalhão da Polícia Militar do Amazonas e 3ª Companhia Independente de Bombeiro Militar (CIBM).
O autor da propositura para a realização da Audiência Pública sobre Educação do Campo, vereador Tião Teixeira (PTB), se comprometeu em reivindicar as propostas, por meio de requerimentos aos órgãos competentes, para concretizar as ações em Parintins, com foco na formação de professores do campo, em projetos pilotos nas comunidades e em um currículo voltado à pedagogia da alternância. As instituições assumiram compromisso de trabalhar juntas pela bandeira da educação do campo.