Educação: Vereador Telo reitera proposituras para reformas, construção de escolas e fardamento para vigias
Desde o princípio do primeiro mandato legislativo, o vereador Telo Pinto (PSDB) busca apoio da municipalidade para levar educação de qualidade à população, principalmente aos irmãos da Zona Rural. Na tribuna, nesta terça-feira (22/02), ele reiterou proposituras apresentadas em anos anteriores.
A primeira solicitação foi para reforma e ampliação da Escola Municipal Brito Nascimento, na comunidade Santo Antônio do Panauaru. Já foi aprovada pelo Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação (FNDE), no padrão com duas aulas, porém, o município vai ampliar mais salas e também com refeitório, conforme informação da Semed.
Outra proposição reapresentada refere-se à reforma das Escolas Municipais “Marcelino Henrique” – Santa Rita de Cassia (região da Valéria), “Fernando Carvalho” – Nossa Senhora do Perpétuo Socorro do Laguinho, “Luiz Gonzaga – Santo Antônio (região do Tracajá) e “Cristo Rei” – Moriá (região do Mamuru). Esses educandários foram conquistados pela Prefeitura, através do projeto Calha Norte, financiados com recursos do Banco Mundial.
Renovou pedido para conclusão de obras de escolas da área de várzea como a Escola Municipal Gláucio Gonçalves, no Paraná do Espírito Santo de Cima, e das comunidades Araçatuba, Costa da Águia, Borralho e São José do Arco. Enfatizou a necessidade de execução das obras, conforme projeto, de imediato, para disponibilizar esses espaços às comunidades.
No quarto documento, reforçou à Prefeitura que providencie e disponibilize fardamento para vigias das escolas municipais. Ainda sobre educação, deu ciência que o município de Parintins vai receber construção de escolas pelo PAR, bem como vai ser contemplado com WiFi Escola pelo governo federal, programa que vai beneficiar, sobretudo, estudantes da zona rural.
Em minutos finais de seu discurso, o edil lançou convite para o 1º Seminário de Álcool e Outras Drogas. O seminário vai acontecer no próximo dia 24 e vai debater a temática “A construção da rede intersetorial para a atenção psicossocial de álcool e outras drogas no município de Parintins”, no auditório da Universidade do Estado do Amazonas (UEA).