Educação: Presidente da Câmara apresenta demandas com Indicação e Requerimentos

por clely — publicado 24/09/2019 09h40, última modificação 24/09/2019 09h40 Texto: Clely Ferreira - Assessoria de Imprensa da Câmara / Foto: Simone Brandão
Em agenda no final de semana, Telo visitou comunidades da zona rural, onde conversou com moradores e representantes. Sobre educação, apresentou Requerimento Verbal nº 332/2019 para a construção de duas escolas, em caráter de urgência.

Na semana passada, o presidente da Câmara Municipal de Parintins, vereador Telo Pinto (PSDB), requereu Moção de Aplausos e Parabenizações à gestão da Escola Estadual Senador João Bosco pelo convite para participar da Olimpíada Internacional de Matemática. Foi comunicado que os estudantes do Colégio Nossa Senhora do Carmo também foram convidados. Contudo, ambas as escolas estão com dificuldade em adquirir as passagens.

Por este motivo, Telo apresentou manhã desta segunda-feira (23/09) a Indicação nº 086/2019 ao Governo do Estado do Amazonas, por meio da Secretaria de Estado de Educação, para disponibilizar passagens aéreas e diárias para os alunos e professores das referidas escolas, para que possam participar da delegação brasileira no World Mathematics Team Championship (WMTC) que será realizado no período de 21 a 25 de novembro de 2019, em Pequim na China.

A comunidade de São José do Paraná Espírito Santo de Cima sofre, ano após anos, com queda de barranco do Rio Amazonas, tanto que está se mudando para outra área, doada pelo pecuarista Manoel José Lobato. Com isto, destinou uma área para construção da escola municipal “Gláucio Gonçalves”. O pedido do vereador é para que se construa uma escola com quatro salas de aula, com todas as dependências necessárias para um aprendizado de qualidade.

A Brasília é outra comunidade que sofre com a problemática de queda dos barrancos. A comunidade também já tem uma área destinada a fazer a nova escola “São Sebastião”.

Outros Requerimentos foram encaminhados a Prefeitura Municipal de Parintins, pode meio da Secretaria de Obras e Serviços Públicos (Semosp) / Setor de Iluminação Pública, em que solicita a manutenção das luminárias de escolas. O documento de nº 333/2019 volta-se para a comunidade de Menino Deus do Itaboraí do Meio e o de nº 334/2019 para a comunidade Divino Espírito Santo do Paraná de Espírito Santo do Meio.

O parlamentar também falou sobre a inauguração de escolas na zona rural no fim de semana e disse que mais 23 escolas serão inauguradas. Informou que durante essa semana vai visitar a comunidade Santa Rita da Valéria, para a qual já fez requerimentos. Um solicitando a ampliação da escola, com mais duas salas de aula, e também requereu a construção de Ginásio. Outro trabalho destinado à zona rural pautado em seu discurso foi a implantação do Salta-Z.