Dr. Rubens Belfort é condecorado cidadão parintinense

por clely — publicado 11/03/2020 10h35, última modificação 11/03/2020 15h04 Texto: Clely Ferreira - Assessoria de Imprensa da Câmara / Foto(s): Gerlean Brasil

“Dia histórico, que marca na vida dos parintinenses a conquista de um cidadão do Brasil e do mundo que se torna cidadão parintinense”. Assim o Prefeito Bi Garcia (PSDB) definiu a Sessão Solene de entrega do título de cidadania parintinense ao professor Dr. Rubens Belfort Mattos Junior, na noite de terça-feira (10/03), no plenário Raimundo Almada, da Câmara Municipal de Parintins.

Autor de 10 livros sobre oftalmologia, dr. Rubens Belford é presidente do Instituto Paulista de Estudos e Pesquisas em Oftalmologia (IPEPO), conhecido Instituto da Visão. É Professor Titular no departamento de Oftalmologia da Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP) desde 1991, o maior e mais conceituado centro de excelência em oftalmologia na América do Latina e um dos mais importantes do mundo. Único oftalmologista membro da Academia Brasileira de Ciências e da Academia Nacional de Medicina, da qual também é presidente. Excepcionalmente, é o único oftalmologista brasileiro a ser membro do International Council of Ophthalmology, órgão máximo da oftalmologia mundial.

Sua principal atuação na área cirúrgica é catarata, retina e cirurgia refrativa. É mentor e coordenador geral do Projeto Brazilian Amazon Region Eye Survey (BARES). Por meio deste projeto foram examinados aproximadamente dois mil pacientes em Parintins, nas sedes do Mocambo e Caburi, Valeria, no período de 2013 a 2016 para avaliação das principais causas de cegueiras e baixa da acuidade visual. Ao longo desse período, houve doação de óculos e execução de cirurgias de catarata e carne crescida.

A outorga pelo Poder Legislativo à Rubens Belford ocorreu por propositura do vereador Maildson Fonseca (PSDB), em função aos relevantes serviços prestados à comunidade parintinense através do Projeto. “Recebemos essa homenagem, representando um grupo grande de oftalmologistas e cientistas da visão nesse projeto aqui em Parintins, com muita humildade e alegria. Parintins sempre me recebeu muito bem, tem um acolhimento fantástico e fez com que a escolhêssemos para estabelecer esse núcleo de ação, de estratégia para tentar melhorar os problemas visuais aqui na Amazônia”, declarou.

Grandes personalidades nacionais e internacionais da oftalmologia estiveram presentes no evento: Presidente da Academia de Ciências Farmacêuticas, Dr. Acácio de Souza Lima; Presidente da Associação Paulista de Medicina e Academia Paulista de Medicina, Dr. José Luiz Gomes do Amaral; Júlio Cusrey da Universidade UPENN (Pensilvânia); Dr. Alfred Sommer, Professor da Universidade Johns Hopkins, no Canadá; Presidente do Internacional Council of Ophthalmology, Dr. Peter Wiedemann; Presidente da Associação Pan-Americana de Oftalmologia e Diretor da McGill University, Dr. Miguel Burnier; e o parintinense Dr. Jacob Moyses Cohen, oftalmologista e cirurgião ocular, também vice-reitor da Universidade Federal do Amazonas (UFAM), Dr. Marcos Cohen, entre outros convidados do homenageado.

Junto ao presidente da Casa Legislativa, vereador Telo Pinto (PSDB), compuseram a mesa de autoridades o prefeito de Parintins, Bi Garcia, vice-prefeito Tony Medeiros (PSD), o vereador autor da propositura Maildson Fonseca (PSDB), Dr. Jacob Cohen, Capitão Jussemar Galdino representando o 11° BPM e o homenageado. Autoridades civis, militares, eclesiásticas e do público em geral também participaram da solenidade.