Dificuldades para conclusão do Censo em Parintins motivaram Márcia Baranda a pedir uma campanha de divulgação para conscientizar população

por Mayara Carneiro publicado 08/11/2022 15h43, última modificação 08/11/2022 15h43 Texto: Assessoria Parlamentar / Foto: Simone Brandão
Na justificativa a vereadora se baseou em informações divulgadas sobre a realização do Censo Demográfico 2022, quando recenseadores do IBGE se depararam com mais de 1.400 domicílios fechados em Parintins.

Uma ampla campanha de comunicação, com objetivo de divulgação, realização e conclusão do Censo 2022, foi solicitada pela vereadora Márcia Baranda (MDB), na sessão da Câmara Municipal desta terça-feira. 

Na justificativa a vereadora se baseou em informações divulgadas sobre a realização do Censo Demográfico 2022, quando recenseadores do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) se depararam com mais de 1.400 domicílios fechados em Parintins. 

"Além disso, em 80 residências houve recusa de participação do censo. Como sabemos com essa falta de dados o quantitativo populacional de Parintins pode ter diminuição", alertou Márcia. 

O Censo Demográfico tem por objetivo contar os habitantes do território nacional, identificar suas características e revelar como vivem os brasileiros. 

“As informações do Censo são essenciais para o desenvolvimento e implementação de políticas públicas e para a realização de investimentos públicos e privados, mas é necessário ampliar essa divulgação”, destacou Márcia.