Diagnóstico precoce do câncer de colo uterino e exames especializados para mulheres de Parintins na pauta da vereadora Márcia Baranda

por Mayara Carneiro publicado 24/05/2021 13h16, última modificação 24/05/2021 13h16 Texto: Assessoria Parlamentar / Fotos: Simone Brandão
Disse que é contrária à volta às aulas, ressaltando o alerta dos pesquisadores e cientistas com uma possível terceira onda.

A saúde da mulher foi tema abordado nesta segunda-feira, 24, na sessão da Câmara Municipal pela vereadora Márcia Baranda (MDB), que integra a comissão da mulher no Poder Legislativo. As mulheres tem sido vítimas do câncer de colo uterino e os números indicam que 23 mulheres morrem a cada mês no Amazonas. Diagnosticar precocemente é necessário.

Diante desses casos, Márcia fez uma indicação ao município, por meio da Secretaria de Municipal de Saúde, para que disponibilize uma Unidade Básica de Saúde exclusiva para a Saúde da Mulher e aparelho para realização de exame de Conização para mulheres que buscam a cura do câncer de colo uterino.

“Os desafios começam ainda nos exames preventivos que são realizados. Hoje já se tem um resultado mais rápido. Mas, há dificuldade de acesso à capital para fazer exames, a falta de especialistas, os casos que são subnotificados e muitas mulheres morrem sem diagnóstico”, ressaltou.

Márcia disse que é preciso melhorar o atendimento da saúde da mulher. Ela lembra que Parintins precisa de mais centros de referência para realização de exames, mutirões para atender as mulheres, evitando deslocamentos para a capital.

Segundo a Liga Amazonense Contra o Câncer – LACC, o Estado do Amazonas tem taxa bruta de casos de câncer de colo de útero 102,3% maior que a brasileira, e com isso o Amazonas tem como um dos grandes desafios na saúde pública, e também na privada. 

Parintins já dispõe do Atendimento Médico Especializado – AME, que faz parte do Programa Planifica SUS que disponibiliza no Bumbódromo o atendimento médico com diversas especialidades em ginecologia, obstetrícia de alto risco, endocrinologista, serviços de ultrassom e outros. “Precisamos cuidar ainda mais da Saúde da Mulher, intensificar as campanhas de prevenção e mais do que isso precisamos diagnosticar precocemente o câncer nas mulheres da nossa cidade”, justificou a vereadora. 

Em discurso, Márcia foi solidária a vereadora Brena Dianná pelos ataques sofridos nas redes sociais. Parabenizou e agradeceu a diretoria do Caprichoso que durante a Live homenageou seus pais vítimas do Covid-19.

Disse que é contrária à volta às aulas, ressaltando o alerta dos pesquisadores e cientistas com uma possível terceira onda.