Dia do Índio: Vereador Babá Tupinambá certifica tuxauas e, na Câmara, exalta data de luta e resistência

por Mayara Carneiro publicado 19/04/2021 16h03, última modificação 19/04/2021 16h03 Texto: Assessoria Parlamentar / Foto: Lucas Patrick
Agradeceu ainda ao prefeito Bi Garcia e à SEMOSP, na pessoa do Juscelino Carioca e Orley Amoêdo, por atenderem a mais um pedido para manutenção de luminárias, dessa vez, atendendo pedido dos moradores da rua Corrêa Neto, no bairro Paulo Corrêa.

Acompanhado de sua equipe de trabalho, no final de semana, o vereador Babá Tupinambá esteve nas aldeias indígenas Monte Betel e São Francisco da etnia Sateré-Mawé, localizadas nas margens do rio Uaicurapá. Nas terras indígenas, o parlamentar iniciou as comemorações em alusão ao 'Dia do Índio' entregando aos tuxauas um certificado de honra ao Mérito de Liderança de Excelência.

Na aldeia São Francisco, liderada pelo Tuxaua Luís Gomes, o vereador também apresentou a aprovação do Prefeito Bi Garcia, atendendo ao seu Requerimento 017/2021, para a construção de uma nova escola na aldeia. "É sempre um prazer visitar a área indígena. É um povo que sempre nos recebe de braços abertos e que nos acolheu como representante. Vou continuar lutando por melhorias das aldeias sem deixar de valorizar suas raízes, cultura e identidade", afirmou.

Em seu discurso na 16° Sessão Ordinária da 18° Legislatura da Câmara de Parintins, nesta segunda-feira, 19 de abril, o edil exaltou a data de luta e resistência (Dia do Índio) e solicitou à Prefeitura e a Secretaria de Obras (SEMOSP), a mão de obra para a finalização da construção do teto da igreja da aldeia São Francisco. "Os moradores da aldeia São Francisco solicitam ajuda pois estão sem lugar para realizarem seus cultos religiosos. São Francisco é uma comunidade indígena católica e busca nesse período de pandemia um conforto e proteção durante os momentos de oração", justificou.

Requerimento Atendido

Babá Tupinambá agradece ao prefeito Bi Garcia e à SEMOSP, na pessoa do Juscelino Carioca e Orley Amoêdo, por atenderem a mais um pedido para manutenção de luminárias, dessa vez, atendendo pedido dos moradores da rua Corrêa Neto, no bairro Paulo Corrêa.