Câmara realiza Audiência Pública para apresentação do Relatório de Execução Orçamentária e Financeira da Prefeitura

por Mayara Carneiro publicado 16/06/2021 12h20, última modificação 16/06/2021 12h44 Texto: Mayara Carneiro - Assessoria de Imprensa da CMP / Fotos: Simone Brandão
O Relatório de Execução Orçamentária e Financeira permite aos órgãos de controle, interno e externo, acompanhar e também analisar o desempenho das ações de governo do Executivo Municipal.

A Câmara Municipal de Parintins realizou neste dia 16 de junho uma importante Audiência Pública para Apresentação do Relatório de Execução Orçamentária e Financeira da Prefeitura Municipal de Parintins, referente aos três quadrimestres do ano de 2020. Ao comando do Presidente da Câmara Mateus Assayag (PL), a audiência contou com a presença dos Vereadores do Telo Pinto (PSDB) e Massilon Cursino (Republicanos); do Controlador Geral do Município, Harald Dinelly; bem como de Advogados e integrantes da Controladoria do Município.

Como Presidente/Relator da Comissão de Finanças e Orçamento da Casa Legislativa, o Vereador Telo Pinto foi quem requereu a realização da Audiência Pública. “É entendido que, por conta da pandemia, não foi possível realizar ano passado. Ficamos felizes em realizar e, assim, deixar às claras nos anais da Câmara e páginas oficiais da Casa essas explanações para entendimento referente aos números arrecadados e como foram gastos no exercício passado”, declarou.

De acordo com Harald Dinelly, o relatório demonstra aspectos relacionados ao controle interno financeiro, orçamentário e patrimonial da Prefeitura Municipal de Parintins. Dinelly apresentou informações auxiliares às demonstrações contábeis e financeiras referentes ao exercício financeiro dos três quadrimestres de 2020.

O Controlador Geral do Município expôs os desafios enfrentados com a pandemia da COVID-19. E ressaltou o trabalho desta pasta, classificando a equipe como altamente especializada, experiente e comprometida.

Despesas com Saúde

Em se tratando de saúde, no primeiro quadrimestre de 2020 o município totalizou nas despesas com a saúde o montante de R$ 19.786.334,33. No segundo quadrimestre, as despesas foram de R$ 59.397.310,47 e, no terceiro quadrimestre de 2020, a Prefeitura teve um aumento nos gastos, equivalente a R$ 89.326.499,43. Percebe-se o aumento das despesas com o sistema de saúde no período da pandemia da COVID-19.

No que se refere à Receita, no terceiro quadrimestre de 2020 a Prefeitura teve Receita Corrente de R$ 186.804.730,00, uma diferença de - R$ 14.328.360,29 em relação ao mesmo período de 2019, que foi de R$ 201.133.090,29.

O Presidente da Câmara Mateus Assayag agradeceu o trabalho e empenho da equipe de apoio do Executivo por contribuir para que esse Relatório fosse apresentado hoje. Bem como pediu agilidade para a Controladoria providenciar, no menor tempo possível, o Relatório já do primeiro quadrimestre de 2021.