Câmara promove Audiência Pública e discute segurança nas escolas de Parintins
Para debater temas relacionados à segurança e à violência no ambiente escolar, a Câmara Municipal de Parintins promoveu uma Audiência Pública na manhã desta quarta-feira, 12 de abril, no Plenário Raimundo Almada. O encontro proposto pelo presidente Alex Garcia (PSD) foi presidido pelo vereador Flávio Farias (PSC), Presidente da Câmara em exercício, e contou com a presença de vereadores, representantes da educação e segurança, alunos, professores, pedagogos, gestores de escolas públicas municipais e estaduais e da sociedade em geral.
A Audiência Pública discutiu medidas multissetoriais de enfrentamento à violência nas escolas, com intuito de encontrar soluções para esta crise que ameaça o município. Dessa forma, elencaram ações a serem implementadas para fortalecer o processo, a fim de garantir segurança e melhorar a prevenção de violências contra crianças, jovens, professores e demais servidores da educação.
Destacaram a importância do controle nas entradas das escolas; contratação de mais Agentes de Portaria; intensificação da Ronda Escolar por parte da Polícia Militar; contratação de Psicólogos e Assistentes Sociais para as escolas; murar as escolas que não possuem cercamento; e o contato direto dos gestores com a PM. Discutiram também a importância e a necessidade da participação e do apoio da família dos estudantes no processo.
O presidente da Câmara Alex Garcia, autor da propositura, participou de forma remota e destacou sua preocupação com a alta incidência de casos de agressão nas escolas, considerando necessária essa importante discussão e planejamento para que não aconteça na cidade de Parintins.
“Precisamos realmente discutir esse assunto e propor soluções, haja vista se tratar de um assunto que tem trazido muita preocupação a toda a nossa sociedade. Enquanto presidente da Câmara, coloco o Legislativo a disposição para contribuir com a segurança adequada nas escolas de Parintins”, reafirmou Alex Garcia.
O vereador Flávio Farias, Presidente da Câmara em exercício, evidenciou como alternativa o fortalecimento de práticas esportivas nas escolas, para a diminuição da ociosidade das crianças e adolescentes. Farias exigiu ainda que todas as propostas apresentadas na audiência sejam enviadas aos setores competentes para o devido cumprimento das metas.
Os vereadores Alex Garcia e Mateus Assayag (PL) participaram da audiência de forma virtual e, assim como os vereadores Afonso Caburi (UB), Fernando Menezes (Republicanos), Cabo Linhares (UB), Márcia Baranda (MDB), Massilon Cursino (Republicanos) e Telo Pinto (PSDB), apresentaram seus posicionamentos e ideias para ampliar o debate sobre a segurança nas escolas.
Autoridades como o Promotor de Justiça Marcelo Biratães; a Defensora Pública Letícia Borges de Ornelas; o Procurador Geral do Município Rondinelle Viana; o Comandante da 3ª Companhia Independente de Bombeiro Militar, Capitão Júlio Araújo; o Comandante do 11º Batalhão de Polícia Militar, Tenente Coronel Sidrack da Silva Meireles; o Delegado Adilson Cunha; a Delegada Marna de Miranda; o Coordenador Regional da SEDUC João Costa; o Secretário Municipal de Educação Azamor Pessoa; o Diretor do IFAM/Parintins Kleber Britto e a Coordenadora do Conselho Tutelar Íris Simas foram algumas das autoridades presentes na Audiência Pública.
Os representantes dos Poderes Legislativo, Executivo e Judiciário, autoridades civis, militares e eclesiásticas, gestores de escolas e pais de alunos firmaram compromisso para elaborar um plano de ações conjuntas.