Câmara de Parintins vai realizar audiência pública para tratar sobre educação
A realização de Audiência Pública para tratar sobre a educação em níveis municipal, estadual e nacional foi aprovada por unanimidade dos vereadores na Câmara Municipal de Parintins, na sessão de terça-feira, 7 de maio. A data para a audiência será definida pela Mesa Diretora do Poder Legislativo.
A propositura é de autoria da vereadora Nêga Alencar (PSD) e atende a uma solicitação dos professores que estão em greve há mais de três semanas.
Além de discutir os problemas da educação nos três níveis de governo, a audiência pública terá como finalidade tratar sobre as reivindicações dos profissionais do magistério estadual que cobram o reajuste salarial de 15%, entre outras pautas de reivindicação.
De acordo com Nêga Alencar, ao se dirigir para os professores e professoras presentes da Câmara Municipal, os problemas que assolam a educação devem ser debatidos com a comunidade e autoridades, e para isso, pediu urgência para a realização da audiência pública.
“Vocês não estão lutando apenas por reajuste. Estão lutando pela qualidade da educação, pela merenda escolar, por melhorias dentro das escolas, pelo transporte escolar”, ressaltou Nêga Alencar. E, ao mesmo tempo, assegurou que vai cobrar dos deputados que tiveram votos em Parintins um posicionamento em favor dos professores.
A vereadora também se colocou à disposição para acompanhar a luta dos professores, e se for necessário, acompanhar a comissão de greve até o Governo do Estado em Manaus. Ela informou da tribuna, que em contato com o setor jurídico da Secretaria de Estado da Educação (Seduc), foi informada que os representantes dos professores de Parintins serão recebidos em Manaus.
“Iremos buscar uma resposta para a reivindicação dos profissionais da educação, e através do diálogo, vamos caminhar para se ter o direito a educação, seja ela municipal, estadual ou federal. Vendo a luta de vocês professores, observo que estou no caminho certo. Muito obrigada pelo exemplo”, pontuou a vereadora.
Nêga Alencar foi enfática ao cobrar o compromisso do prefeito de Parintins em defender os professores.
“Ele (prefeito) é o representante maior do município e precisa dar uma resposta também para os professores em greve, mesmo sendo do Estado”, afirmou.
"Nós (legislativo) precisamos juntos somar forças com o executivo para prestar apoio aos professores em busca de respostas e soluções", disse Nêga Alencar.