Câmara de Parintins rende homenagens em memória de Emerson Maia, José Carlos Portilho, Júnior de Souza e Klinger Araújo

por Mayara Carneiro publicado 14/06/2023 15h55, última modificação 14/06/2023 16h08 Texto: Mayara Carneiro e Clely Ferreira - Foto: Simone Brandão / Assessoria de Imprensa da CMP
Em seu discurso, o autor da propositura, Telo Pinto, destacou a importância de reconhecer quem tem identidade com Parintins e os grandes feitos pelo desenvolvimento da cidade, através do Festival.

A Câmara Municipal de Parintins realizou nesta quarta-feira, 14 de junho, uma Sessão Solene de outorga da Comenda do Mérito Cultural Medalha “Jair Mendes" em memória de Emerson Maia, José Carlos Portilho, Júnior de Souza e Klinger Araújo, pelos relevantes serviços prestados à cultura parintinense. A homenagem, solicitada pelo vereador Telo Pinto (PSDB), aconteceu no Plenário Raimundo Almada, sob o comando do Presidente da Câmara em exercício Babá Tupinambá (PDT).

Estiveram presentes compondo a mesa Pablo Miranda, Filho do Artista Júnior de Souza; Joana Pessoa de Jesus, Esposa do Compositor José Carlos Portilho; Klinger Júnior, Filho do Cantor Klinger Araújo; Osmar de Almeida Faria Neto, Filho do Compositor Emerson Maia; Karú Carvalho, vice-presidente da Associação Cultural Boi-Bumbá Caprichoso; e Alder Oliveira, Auxiliar Administrativo da Secretaria Municipal de Cultura e representante do Poder Executivo.

A solenidade contou com a presença de familiares e amigos dos agraciados; artistas; compositores; das vereadoras Brena Dianná (UB) e Márcia Baranda (MDB); dos vereadores Babá Tupinambá (PDT), Massilon Cursino (Republicanos) e Telo Pinto (PSDB); bem como de autoridades civis e militares; e da sociedade parintinense.

Na Tribuna da Câmara, Vereadores, autoridades e convidados exaltaram a trajetória de vida dos agraciados e suas tantas contribuições à cultura e arte parintinense.  Em seu discurso, o autor da propositura, Telo Pinto, destacou a importância de reconhecer quem tem identidade com Parintins e os grandes feitos pelo desenvolvimento da cidade, através do Festival, considerado mola propulsora do município, visto que os quatro compuseram o quadro de memoráveis artistas da festa.

O parlamentar evidenciou a genialidade dos homenageados, cada um em sua vertente, e recordou momentos com cada um deles, classificando-os como “ícones do Festival”. “Fica nossa homenagem e agradecimento. Quatro pessoas fundamentais que marcaram suas épocas e estão com o nome gravado na história do nosso Festival de Parintins e do município. Que o legado de cada um seja sempre muito bem lembrado e registrado”, disse, e, com emoção até arriscou levantar trechos de toadas na tribuna.

Pablo Miranda, em nome de sua família, agradeceu a todos os vereadores da Câmara Municipal de Parintins pela homenagem ao pai dele, Júnior de Souza. “É uma justa homenagem e a Medalha vem para eternizar o nome de meu pai e dos demais agraciados”, afirmou Pablo.   

Emocionada, Dona Joana Pessoa de Jesus agradeceu ao parlamento parintinense pela brilhante homenagem ao esposo dela, José Carlos Portilho. “É uma homenagem muito bonita e ficamos imensamente agradecidos”, frisou.

Klinger Júnior elencou a trajetória de vida e profissional do Cantor, Compositor, Radialista e Apresentador Klinger Araújo e sua paixão por Parintins e pelo Festival. Ele agradeceu a honraria concedida pela Câmara de Parintins ao seu genitor.

Osmar de Almeida Faria Neto, Filho do Compositor Emerson Maia, fez um discurso na Tribuna da Câmara em homenagem ao pai dele. “Essa homenagem é de grande significância para todos nós, parentes, e para todos os homenageados de hoje que doaram suas vidas para enaltecer e abrilhantar ainda mais este grande espetáculo cultural que é o Festival Folclórico de Parintins. Que esta homenagem recebida hoje seja símbolo de vitória e que seu legado ainda ecoe longe nas florestas, nos palcos e nos corações de todos os amantes desta arte secular”, ressaltou Osmar.

 

Agraciados

JÚNIOR SILVA DE SOUZA (IN MEMORIAM): Júnior de Souza, "O Considerado", tinha a arte como dom. Artista Plástico e Cenógrafo Autodidata com mais 25 anos de experiência no Festival Folclórico de Parintins, Júnior de Souza teve uma vasta participação em grandes manifestações culturais pelo Brasil.

JOSÉ CARLOS PORTILHO (IN MEMORIAM): J. Carlos Portilho ou Periquito, como era carinhosamente conhecido em Parintins, pode ser considerado como o mais importante Compositor da história da toada do Boi-Bumbá Caprichoso. Ele é tido como o maior descobridor de talentos musicais do Festival Folclórico da Ilha, de todos os tempos.

KLINGER DE OLIVEIRA ARAÚJO (IN MEMORIAM): Popularmente conhecido como "Furacão do Boi", Klinger Araújo era natural de Parintins, mas vivia há muitos anos em Manaus, onde realizava diversos trabalhos como Levantador de Toadas do Boi-Bumbá Caprichoso. Ele é lembrado como um dos maiores ícones do Boi-Bumbá no Estado do Amazonas.

EMERSON DE AGUIAR MAIA (IN MEMORIAM): O poeta da Amazônia, Emerson Maia, descreve uma de suas grandes paixões: a música. Emerson nasceu em Parintins e passou parte de sua infância na região do Remanso. Foram inúmeras as composições até o último dia se sua vida. Toadas e canções que romantizavam o cotidiano caboclo. Muitas delas fizeram e fazem, quem as escuta, chorar de emoção.