Câmara de Parintins realiza 1ª Sessão Itinerante da 17ª Legislatura

por clely — publicado 27/04/2019 09h05, última modificação 29/04/2019 10h37 Texto: Clely Ferreira – Assessoria de Imprensa da Câmara / Fotos: Simone Brandão
A Sessão aconteceu nessa sexta-feira (26), na Quadra Poliesportiva da Escola Municipal Minervina Reis Ferreira, na comunidade Bom Socorro, região do Zé Açu. Ela faz parte um conjunto de quatro, a serem realizadas no ano de 2019.

“Ouvir a comunidade, saber as demandas e dificuldades”. Esta é a ideia da Câmara Municipal de Parintins com a realização de Sessões Itinerantes, de acordo com o presidente, vereador Telo Pinto (PDSB).

Na sexta-feira (26), aconteceu a primeira Sessão Itinerante da 17ª Legislatura, na Quadra Poliesportiva da Escola Municipal Minervina Reis Ferreira, na comunidade Bom Socorro, região do Zé Açu. A Sessão faz parte um conjunto de quatro, a serem realizadas no ano de 2019.

Além do presidente da Câmara, estavam na Sessão os vereadores Tião Teixeira (PTB), Cabo Linhares (Patriota), Bertoldo Pontes (PSL), Afonso Caburi (PTB) e Renei Mocambo (PR). Junto a eles, na composição da Mesa, participaram representantes do Instituto Nacional de Colonização e Reforma Agrária (Incra), da Defensoria Pública, das Polícias Civil e Militar, da Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa), do Comissariado de Infância e Juventude, do Conselho Tutelar, do Serviço Autônomo de Água e Esgoto (Saae) e da Secretaria Municipal de Saúde (Semsa).

As maiores lideranças de todas as 11 comunidades pertencentes ao polo Bom Socorro se fizeram presentes. Pela ordem de inscrição, tiveram a oportunidade de colocar as demandas, as dificuldades e as prioridades passadas da população Zé Açuense durante a sessão.

Uma “sessão histórica”, classificou o coordenador do Polo Bom Socorro, sr. Charles Mascarenhas. É a segunda vez que se realiza esse tipo de evento na comunidade.

“Debater sobre o planejamento e Investimento em Educação, Saúde e Bem-Estar Social” foi o objetivo estabelecido para a sessão. Com sucesso, o objetivo foi alcançado, apesar de que não houve a participação maciça do povo por estarem “desacreditados no Poder Público”, de acordo com um dos oradores.

Entre as problemáticas apresentadas, uma se comprovou logo na chegada à localidade - a falta de energia elétrica. Foi pedido aos vereadores que lutem para que as comunidades sejam beneficiadas com o Linhão de Tucuruí.

Como consequência da falta de energia, vêm diversos outros problemas. Alimentos e merenda escolar precisam ser conservados. Eletroeletrônicos danificados e aumento da criminalidade O bombeamento precisa de energia, com isso, falha o fornecimento de água. Há ainda paralisação das atividades do Posto de Saúde e das escolas. Mesmo assim, há uma cobrança abusiva nas tarifas.

Além da falta de energia, somam-se outros problemas que atingem a Educação, como escolas que necessitam de reformas e ampliação, bem como de construção de alojamento de professores e também de quadra poliesportiva. Os moradores justificam que as quadras vão servir tanto para a prática esportiva como cultural, seja para a escola ou comunidade. Eles veem no Esporte e Cultura a alternativa para a ociosidade e o alto consumo de drogas.

Outra pauta mencionada por todos os representantes de comunidades foi referente à situação precária da estrada, a qual afeta tanto a educação como a produção rural. Comunidades de mais difícil acesso pediram abertura de estrada. Os produtores se intitularam como “Sofredores Rurais” devido à falta de incentivo e apoio técnico. A questão da legalização fundiária também foi levantada.

Não houve apenas reivindicações, mas também propostas. Entre elas, a criação do Posto de Policiamento Ostensivo. Houve também anúncios, como o Cadastro de Proposta no Sistema de Convênios (Siconv) para a melhoria de estradas e pontes na Gleba de Vila Amazônia.

A Defensoria Pública afirmou que irá contatar a empresa Eletrobrás para prestar informações quanto ao problema de energia. A pedido da presidência, agendou atendimento prioritário aos comunitários para os dias 07, 08 e 09 de Maio, no horário de 08 às 14 horas.

Como resultado da Sessão também vão ser elaborados Projetos, Indicações e Requerimentos. Mediante uma das reivindicações, o presidente até requereu verbalmente no ato que se crie uma Creche Infantil para o Bom Socorro. Inclusive, a comunidade já disponibilizou uma área para sua construção.

Como as sessões da Câmara são gravadas e lavradas em Ata, o presidente da Casa Legislativa se comprometeu em disponibilizar uma cópia para cada comunidade.