Câmara de Parintins outorga Medalha “Raimundo Almada” a Ocivaldo Silva dos Santos, o Codó
Pelos relevantes serviços prestados em prol do povo parintinense, o Desportista e Artista Plástico Ocivaldo Silva dos Santos, conhecido carinhosamente como Codó, recebeu da Câmara Municipal de Parintins a Comenda de Mérito Legislativo Medalha “Raimundo Almada”. A Sessão Solene aconteceu nesta sexta-feira, 19 de maio de 2023, no Plenário do Legislativo, sob o comando da Presidente em exercício da Câmara Vanessa Gonçalves (PP). O autor da propositura foi o vereador Fernando Menezes (Republicanos).
Participaram da solenidade autoridades civis; diversos representantes do setor do esporte e da cultura; a vereadora Márcia Baranda (MDB); os vereadores Massilon Cursino (Republicanos) e Telo Pinto (PSDB); o representante da Secretaria Municipal de Juventude, Esporte e Lazer, Luan Cavalcante; o representante do Campeonato Master “Quem ganha com isso é Parintins”, Edmar Bitencourt; bem como familiares e amigos do agraciado.
No início da solenidade, foi exibido um vídeo biográfico contando um pouco da história do homenageado. Reconhecido por sempre utilizar a frase: “Quem ganha com isso é Parintins!”, Codó é parintinense, nascido em 17 de setembro de 1959. É filho de José Silva dos Santos (in memoriam) e dona Iranete Silva dos Santos.
O homenageado tem 63 anos e é reconhecido também por participar de diversas corridas e eventos esportivos no Brasil, sempre destacando o nome de Parintins nas competições. Em 1988, participou da Corrida de São Silvestre e, desde lá, se foram 31 anos representando Parintins. Em 2004, foi escolhido pela Coca-Cola para carregar a Tocha Olímpica.
O vereador Fernando Menezes, autor da propositura, destacou que a justa homenagem se justifica em reconhecimento pelos serviços prestados por Codó em prol ao esporte e à cultura parintinense. “Por suas contribuições, quem ganha com isso é Parintins” frisou Fernando.
O agraciado, Ocivaldo Silva dos Santos, agradeceu a todos os vereadores e vereadoras da Câmara Municipal de Parintins pela honraria. De forma alegre, descontraída e emocionante, Codó ressaltou sua história e trajetória de vida, suas participações em eventos nacionais e do arquivo de fotos com nomes consagrados do esporte brasileiro.
Ele evidenciou sua alegria em receber a homenagem. “Eu sou um cara andado, vivido, corajoso e estou muito feliz pelo que faço e por hoje ganhar essa medalha, é mais uma para o meu currículo de premiações. Não tenho nem palavras mais para falar, pois a emoção é muito grande de ganhar um prêmio desse e as lágrimas já querem rolar”, frisou o agraciado.
Codó iniciou sua carreira no esporte aos 15 anos de idade pela Escola Estadual Ryota Oyama, e dentre os seus feitos nos segmentos esportivo e cultural da cidade de Parintins, estão: em 1981 ganhou a Corrida de Santa Maria do Parananema; em 1984 foi responsável pelo Bailado Corrido do Garantido no Curralzinho da Baixa; em 1986 fundou o Bloco Carnavalesco Filhos de Hippies; foi Presidente da Liga do Estádio Tupy Cantanhede por quatro vezes; foi Presidente do América da Comunidade do Parananema, do Botafogo do Paraná do Espírito Santo, da Jack Clube, do Estrela do Norte Esporte Clube, do Santos Esporte Clube, do Corinthians Futebol Clube e Presidente do São Cristóvão Esporte Clube.
Atualmente, Codó é vice-presidente da Associação de Quadrilhas e Danças de Parintins. Bem como é membro do Conselho Fiscal da Associação Carnavalesca de Parintins (Ascap).