Câmara de Parintins homenageia os 17 anos do Centro de Atenção Psicossocial Adolfo Lourido

por Mayara Carneiro publicado 09/11/2022 16h04, última modificação 09/11/2022 16h04 Texto: Mayara Carneiro - Fotos: Simone Brandão / Assessoria de Imprensa da CMP *Com informações da Assessoria do Caps
Alex Garcia, Vereador Autor da Propositura, enalteceu que a atenção em saúde mental passou por importantes mudanças nas últimas décadas e, com a pandemia, muitas correntes de preconceito foram quebradas, a população já se desprende de um passado onde os usuários eram vistos como loucos, e passam a enxergar o serviço de forma humanizada.

Na manhã desta quarta-feira, 09 de novembro, a Câmara Municipal de Parintins realizou uma Sessão Especial em homenagem aos 17 anos do Centro de Atenção Psicossocial Adolfo Lourido (Caps 2). A solenidade foi presidida pela Vereadora Vanessa Gonçalves (PP), Presidente em Exercício da Câmara, e contou com a participação dos vereadores Alex Garcia (PSD), Babá Tupinambá (PDT), Brena Dianná (UB), Cabo Linhares (UB), Fernando Menezes (Republicanos), Márcia Baranda (MDB), Massilon Cursino (Republicanos), Naldo Lima (SD) e Telo Pinto (PSDB). 

Fundado em 12 de novembro de 2005, ainda na primeira gestão do prefeito Bi Garcia (UB), o Caps é uma instituição de referência em Saúde Mental de Parintins. Nos seus 17 anos, o Centro de Atenção Psicossocial realizou um total de 265.200 atendimentos prestados à população de Parintins, do Baixo Amazonas e até do vizinho Estado do Pará. 

Alex Garcia, Vereador Autor da Propositura, enalteceu que a atenção em saúde mental passou por importantes mudanças nas últimas décadas e, com a pandemia, muitas correntes de preconceito foram quebradas, a população já se desprende de um passado onde os usuários eram vistos como loucos, e passam a enxergar o serviço de forma humanizada, com serviço abertos, comunitários e acolhedor. “Afinal, não devemos procurar cuidar da saúde mental quando estávamos no “fundo do poço”. A saúde mental define o nosso bem-estar emocional, psicológico e social. Afeta a maneira como pensamos, sentimos e agimos quando enfrentamos a vida”, discorreu Alex. 

Gerlean Brasil, usuário do Caps, agradeceu à administração municipal pela implantação deste importante instrumento de saúde pública e falou de sua alegria e satisfação em poder participar desse momento. Falou que a saúde mental precisa de muito cuidado e o quanto é necessário as pessoas buscarem acolhimento e diálogo. 

A Diretora do Caps, Doricy Ribeiro, agradeceu, nominalmente, a todos os Servidores do Caps e reconheceu a importância de cada um deles no atendimento à população. Ela destaca que o órgão atende em média 60 pacientes diariamente, de segunda a sexta-feira, com aproximadamente 1.300 atendimentos. Segundo a representante da instituição homenageada, no Caps são oferecidos serviços entre consultas e oficinas terapêuticas, grupos de apoio, estudo de casos, rodas de conversa com familiares e parceiros do centro. 

Clerton Rodrigues, Secretário Municipal de Saúde, parabenizou o Vereador Alex Garcia e a Câmara Municipal pela solenidade; a gestão do Caps e todos os trabalhadores que atuam na instituição. O Secretário elencou que os procedimentos executados no Caps são voltados a pessoas com transtorno de ansiedade, bipolaridade, depressão, esquizofrenia, casos neurológicos e outras comorbidades, dependentes químicos sequelados e até indivíduos com pensamentos suicidas.