Câmara de Parintins e CPI da Energia da ALEAM defendem direitos da população
A Câmara Municipal de Parintins realizou nesta segunda-feira, 07 de março de 2022, Audiência Pública que permitiu a realização da 29ª Reunião da CPI (Comissão Parlamentar de Inquérito) da Energia Itinerante da ALEAM (Assembleia Legislativa do Estado do Amazonas), no parlamento municipal, solicitada pelo Vereador Flávio Farias (PSC).
A audiência foi presidida pelo Presidente da Câmara Mateus Assayag (PL) e contou com a participação dos Vereadores Afonso Caburi (União Brasil), Alex Garcia (PSD), Babá Tupinambá (PDT), Brena Dianná (PSD), Cabo Linhares (União Brasil), Fernando Menezes (Republicanos), Flávio Farias, Márcia Baranda (MDB), Massilon Cursino (Republicanos), Naldo Lima (Solidariedade), Telo Pinto (PSDB) e Vanessa Gonçalves (PP).
De acordo com Flávio Farias, a Câmara Municipal recebe diariamente inúmeras reclamações sobre os descasos da Amazonas Energia com as pessoas e frisou que todos devem estar unidos em defesa da melhoria desse serviço. O autor da propositura enfatiza que a falta de energia elétrica causa constantes prejuízos, sendo fundamental a CPI ouvir a população parintinense.
Durante a reunião da CPI, o Presidente da Câmara Mateus Assayag evidenciou os problemas enfrentados pelas famílias parintinenses, principalmente da zona rural, devido às falhas constantes no sistema de energia elétrica. Dessa forma, Mateus pediu maior atenção da concessionária de energia para a manutenção da rede do Programa Luz Para Todos e estrutura necessária aos trabalhadores da empresa que executam serviços nas comunidades. O parlamentar também solicitou a instalação de um ponto de atendimento do Instituto de Pesos e Medidas (Ipem-AM) no PAC/Parintins (Pronto Atendimento ao Cidadão).
A Reunião Itinerante foi presidida pelo Deputado Estadual Sinésio Campos (PT), Presidente da CPI da Energia, com o objetivo de ouvir a população de Parintins sobre a real situação da prestação desses serviços no município, tanto na área urbana como rural. Ele destacou que a Comissão atende tecnicamente os objetivos de uma sociedade que deve ser respeitada como cliente, garantindo a proteção dos direitos da população perante a concessionária de energia elétrica.
Representantes do Procon/AM, Defensoria Pública do Estado do Amazonas, Ministério Público, Comissão de Defesa do Consumidor da ALEAM, Comissão de Defesa do Consumidor da OAB/AM e do Instituto de Pesos e Medidas (Ipem-AM) estiveram presentes na Reunião. Os Deputados Carlinhos Bessa (PV) e Serafim Corrêa (PSB), membros da Comissão, participaram de forma remota.
A finalidade da CPI é investigar as irregularidades e ilegalidades da concessionária responsável pela distribuição de energia elétrica no Estado do Amazonas. Bem como visa conscientizar a população amazonense sobre os seus direitos.