Câmara de Parintins concede Título de Cidadã Parintinense a Renata Cintrão Simões de Oliveira

por Mayara Carneiro publicado 06/11/2024 21h17, última modificação 06/11/2024 21h17 Texto: Mayara Carneiro - Assessoria de Imprensa da CMP / Foto: Simone Brandão
A mais nova cidadã de Parintins e promotora de justiça, Renata Cintrão, agradeceu aos vereadores pela honraria e à população parintinense pelo carinho e acolhimento.
Câmara de Parintins concede Título de Cidadã Parintinense a Renata Cintrão Simões de Oliveira

Sessão Solene no Plenário Raimundo Almada

Em uma cerimônia marcada pela emoção, a Câmara Municipal de Parintins concedeu, neste dia 6 de novembro, o Título de Cidadã Parintinense à Promotora de Justiça Renata Cintrão Simões de Oliveira. A homenagem reconhece os relevantes serviços prestados por Renata à Ilha Tupinambarana. A Sessão Solene, proposta e dirigida pelo vereador Flávio Farias (UB), foi realizada no Plenário Raimundo Almada. 

A solenidade também contou com a presença do vereador Massilon Cursino (PSB), além de representantes da Marinha do Brasil, do Corpo de Bombeiros, advogados, familiares e amigos da homenageada. 

Na composição da mesa, estiveram presentes o desembargador Elci Simões de Oliveira, pai da homenageada; o promotor de justiça da Comarca de Parintins, Ricardo Mitoso; o procurador-geral do município de Parintins, Rondinelle Viana; e o irmão da homenageada, Dr. Elci Simões Júnior. 

Em seu discurso, o vereador Flávio Farias, autor da propositura, destacou que a trajetória de Renata Cintrão em Parintins teve início quando ela foi promovida, por mérito, para a 1ª Promotoria de Justiça de Parintins, em 1º de dezembro de 2004, onde atuou como titular até ser transferida para a 11ª Promotoria, junto à 8ª Vara Criminal da Capital, em 21 de julho de 2016. O parlamentar mencionou diversas ações realizadas por Renata em benefício da sociedade parintinense e ressaltou a importância dessa homenagem. 

O irmão da homenageada, Dr. Elci Simões Júnior, ao se pronunciar em nome da OAB/Amazonas e como representante da família, destacou que este é um dia especial para todos, pois se trata de uma homenagem justa a uma mulher digna, com um currículo, trabalho e história de vida admiráveis. “Ela é um ser humano único, e todos os dias nos ensina que desistir não é uma opção. Agradeço a todos por esta propositura, pois hoje Renata é filha desta terra que tanto amamos”, afirmou Elci. 

O desembargador Elci Simões de Oliveira, pai da homenageada, agradeceu a Deus por lhe permitir presenciar essa importante homenagem à sua filha primogênita. Em nome da família, expressou gratidão à Casa do Povo por esse momento de intensa emoção para todos. “Muito obrigado, Parintins, berço de tantos artistas e inúmeros talentos”, declarou Elci Simões de Oliveira. 

O vereador Massilon Cursino expressou seu orgulho em receber a promotora de justiça Renata Cintrão Simões de Oliveira como conterrânea. O parlamentar agradeceu o trabalho desenvolvido por ela na cidade de Parintins. 

A mais nova cidadã de Parintins e promotora de justiça, Renata Cintrão, agradeceu aos vereadores pela honraria e à população parintinense pelo carinho e acolhimento. Emocionada, Renata destacou que a homenagem tem grande significado em sua vida e história, sendo motivo de profundo orgulho em sua trajetória. 

“Parintins muito me ensinou e marcou minha carreira e minha vida. Aqui minha filha aprendeu a andar, a nadar, a torcer pelo boi Garantido e a dizer que esta cidade é sua. Então, poder dizer que sou uma mulher parintinense é muito importante para mim”, afirmou Renata, dedicando a homenagem aos pais, Elci Simões de Oliveira e Deuza Cintrão Simões de Oliveira, e à filha Luana.