Câmara de Parintins celebra Dia Internacional da Mulher com Sessão Especial

por Mayara Carneiro publicado 08/03/2023 16h55, última modificação 08/03/2023 17h31 Texto: Mayara Carneiro - Foto: Simone Brandão / Assessoria de Imprensa da CMP
Para Brena Dianná, vereadora autora da propositura, o Dia Internacional da Mulher é uma data muito importante do calendário mundial, haja vista tratar de um momento de reflexão sobre a luta e as conquistas das mulheres, principalmente por igualdade e respeito ao longo da história.

A Câmara Municipal de Parintins realizou na manhã desta quarta-feira, 08 de março, Sessão Especial dedicada a celebrar o Dia Internacional da Mulher. A cerimônia aconteceu no Plenário Raimundo Almada e foi presidida pela vereadora Márcia Baranda (MDB). 

A cerimônia contou com a presença da vereadora Brena Dianná (UB), autora da propositura; da Secretária Municipal de Assistência Social, Trabalho e Habitação, Zeila Márcia Lima Cardoso, neste ato representando o Prefeito Bi Garcia (UB); da Tenente Lílian Barreto, representante do Corpo de Bombeiros Militar de Parintins; da Delegada Marna de Miranda, Titular da Delegacia Especializada de Polícia (DEP); da Cabo Pâmela Freire, representante das Policiais Militares de Parintins; da Ouvidora Legislativa Suzan Monteverde, representante das Servidoras da Câmara de Parintins; do vereador Massilon Cursino (Republicanos); do Tenente-Coronel PM Sidraki da Silva Menezes, Comandante do 11° Batalhão de Polícia Militar; de esposas de Vereadores; dentre outras autoridades civis e militares. 

Para Brena Dianná, vereadora autora da propositura, o Dia Internacional da Mulher é uma data muito importante do calendário mundial, haja vista tratar de um momento de reflexão sobre a luta e as conquistas das mulheres, principalmente por igualdade e respeito ao longo da história. Brena Dianná ressaltou sua felicidade por esta solenidade que reuniu mulheres representantes de diversas áreas da nossa sociedade e que estão fazendo história na cidade de Parintins. 

“Por isso a data é tão importante, pois ela faz com que o mundo pare por um dia para ouvir o que as mulheres têm a dizer e, a cada pequena intervenção, as mudanças necessárias vão sendo implementadas na sociedade. Nós somos o pilar que move a sociedade”, destacou Brena Dianná. 

Emocionada, a vereadora Márcia Baranda agradeceu a Deus por lhe permitir estar nesta solenidade e saudou a todos em nome de sua amada Mãe Vilma Cardoso (in memoriam). Márcia relatou os ensinamentos e lutas de sua Mãe, e destacou que este dia é de reflexão, de homenagens e de celebração. Agradeceu às mulheres por todo trabalho, dedicação e luta diária. 

A Ouvidora Legislativa Suzan Monteverde, representante das Servidoras da Câmara, enfatizou que as mulheres continuam na luta por respeito, por igualdade e por justiça. “Hoje é um dia de luta e muita reflexão sobre como nós, mulheres, ainda precisamos explicar o óbvio, que queremos respeito, salários com equidade e uma nova rota social, uma sociedade menos machista e mais justa”, frisou Suzan. 

A Delegada Marna de Miranda exaltou as mulheres de sua equipe e agradeceu pelo trabalho desempenhado por elas na Delegacia Especializada de Polícia (DEP). Marna, que é Delegada no Estado do Amazonas há 12 anos, relatou sua atuação ao longo destes anos e afirmou que todos os dias acorda motivada para combater o crime contra a mulher. “Agradeço por esta homenagem, parabenizo a todas as mulheres e reafirmo que vamos continuar a lutar por outras mulheres, principalmente pelas mulheres parintinenses que precisam do nosso apoio e ajuda”, afirmou Marna. 

A Repórter Vandineth Pires, a ex-vereadora Karine Brito e a Secretária Zeila Cardoso também discursaram na Tribuna da Câmara Municipal de Parintins e deixaram seus relatos e mensagens por igualdade de gênero; por mudanças positivas para as mulheres; por uma sociedade livre de estereótipos e discriminação. O vereador Massilon Cursino também rendeu homenagens às mulheres e parabenizou a todas por tão importante data. 

Celebrado em 08 de março, o Dia Internacional da Mulher exalta as conquistas sociais, políticas e econômicas das mulheres ao longo dos anos.