Câmara de Parintins celebra 90 Anos da Imigração Japonesa na Amazônia Ocidental

por clely — publicado 14/11/2019 20h10, última modificação 14/11/2019 20h10 Texto: Clely Ferreira - Assessoria de Imprensa da Câmara / Foto(s): Simone Brandão
Por propositura do vereador-presidente da Câmara Municipal de Parintins, vereador Telo Pinto (PSDB), os 90 Anos da Imigração Japonesa na Amazônia Ocidental foram celebrados em Sessão Solene na manhã deste dia 14 de novembro no Plenário Raimundo Almada. A sessão comemorativa foi proposta e aprovada no dia 14 outubro, por meio do Requerimento nº 374/2019.

O Secretário Cultural da Associação Nipo-Brasileira da Amazônia Ocidental Nipaku de Manaus Pedro Hiraishi, o Cônsul Geral do Japão em Manaus em exercício Takahiro Iwato, o Representante da Associação Koutaku do Amazonas Wilson Shoji, o Presidente da Associação Nipo-Brasileira em Parintins Elizeu Inomata, o Vice-Presidente da Associação Nipo-Brasileira de Parintins Cristiano Esteves Hidaka, Representando as famílias japonesas em Parintins sr. Almir Kimura, o Professor Dr. José Camilo Ramos de Souza e o prefeito em exercício Tony Medeiros (PSD) foram as autoridades presentes na mesa.

Durante o evento, o Consulado Japonês fez menção honrosa a Takashi Tokuta, Almerinda Kimura Taketomi, Toyoshige Nakauchi, Hisako Togushi e Luiza Okamura. A cada um foi conferido um Diploma de Agradecimento, “pelo fato ter contribuído na preservação de um legado da cultura japonesa obstante às dificuldades enfrentadas no período inicial da imigração, em todos os aspectos”.

Elizeu Inomata emocionou-se na tribuna, ao agradecer o reconhecimento da Câmara Municipal à nação japonesa, e falou da importância de muitos presentes serem homenageados ainda em vida. Takahiro Iwato, Cônsul Geral do Japão em Manaus, em exercício, descreveu Parintins como “uma terra de pioneiros imigrantes japoneses" e disse que a sessão é um passo manter a sinergia entre as culturas brasileira e japonesa. O Poder Legislativo rendeu reconhecimento ao Presidente da Associação Nipo-Brasileira em Parintins e Cônsul Geral do Japão em exercício.

Orgulhoso pela autoria da comemoração alusiva, o presidente da Casa Legislativa refletiu sobre a contribuição dos japoneses para o setor agrícola na região, relembrou que a cultura da juta foi o modelo econômico do município por muitos anos, o que também foi enfatizado por todos os oradores do evento. Telo ponderou que o governo do Estado do Amazonas vai reativar o plantio cultivo da juta no Estado e Parintins está no roteiro para distribuição da semente.

Estudantes da Escola Estadual “Ryota Oyama”, do Projeto de Karatê da UFAM, da Escola Municipal “Tadashi Inomata” e da Associação Nipo-Brasileira de Parintins renderam homenagens com hinos aos japoneses e descendentes. Os parlamentares Bertoldo Pontes (PSL) e Beto Farias também participaram da solenidade.