Câmara de Parintins aprova criação de Comissão Especial do Festival Folclórico de Parintins

por Mayara Carneiro publicado 26/04/2021 14h06, última modificação 26/04/2021 14h06 Texto: Assessoria Parlamentar - Fotos: Simone Brandão
O requerimento foi apresentado pelo vereador Alex Garcia (PSD), com a finalidade de analisar a relação e as responsabilidades do poder público estadual, das associações folclóricas com relação ao sustento e salvaguarda dos trabalhadores dessa festa.

A Câmara Municipal de Parintins aprovou por unanimidade durante a sessão desta segunda-feira (26), a criação de uma Comissão Especial do Festival Folclórico de Parintins com a finalidade de analisar a relação e as responsabilidades do poder público estadual, das associações folclóricas com relação ao sustento e salvaguarda dos trabalhadores dessa festa.

O requerimento para a criação da comissão foi apresentado pelo vereador Alex Garcia (PSD), que destacou sobre a importância do festival para o município de Parintins, o grande pilar da economia local.

"Há dois meses para data que seria o festival, precisamos tratar e propor salvaguarda para o sustento dos trabalhadores do festival que se encontram passando apuros em suas casas, discutir e solicitar planos emergenciais com relação à economia da nossa cidade e festa, bem como, esclarecer os rumos tomados com relação as datas", explicou o parlamentar.

Para Alex, o poder público estadual, juntamente com as agremiações folclóricas devem analisar formas para que possam ajudar os trabalhadores e artistas dos bumbás, que estão desde 2020 sem a realização do festival. 

"Sabemos a necessidade de discutir e analisar os desafios e obstáculos impostos pela pandemia do novo coronavírus, e é de suma importância o diálogo e o debate com participação de representantes da administração pública, especialistas, associações folclóricas, protagonistas e trabalhadores do festival de Parintins, bem como da população parintinense em geral, para propor soluções e alternativas para a festa em meio às incertezas causadas pela pandemia", concluiu.