Brena volta a falar das precariedades do bairro da União
No dia 16, a vereadora Brena Dianná visitou os moradores do bairro da União a pedido dos moradores para falar dos problemas que eles vêm enfrentando, como o alagamento, falta de saneamento básico, a falta de emprego, a falta de medicamentos na UBS do bairro, até mesmo o abandono da Feira Chicão Garcia, inaugurada em 2021, porém com o projeto mal executado, não atendeu as expectativas e hoje se encontra sem muito movimento e quem trabalha dentro da feira se encontram com dificuldades. Dois dias após o encontro (18), ela recebe mais uma vez um apelo desses moradores, que após a forte chuva que ocorreu pela manhã, tiveram os únicos dois bueiros entupidos, por falta de manutenção e limpeza. Onde os moradores falam que a tubulação que foi posta é muito fina e antiga para atender a demanda.
O residente Raniere Ribeiro (37), alega ter pedido ajuda à atual gestão municipal, sendo ignorados há 16 anos. “Nós limpamos aqui com nossas próprias mãos, fizemos, mas sem os materiais adequados. Pedimos até umas sacolas dos servidores que passaram por aqui, mas nem isso deram”, afirmou o residente.
Outra moradora que tem denunciado o entupimento dos bueiros, é Ester Oliveira (26), que diz que os servidores municipais pediram a eles somente que, limpassem e reunissem a sujeira da rua, causada pela chuva, para a coleta diária, uma vez que são apenas trabalhadores cumprindo ordens. A residente diz também que “são só dois bueiros para toda essa área do Paulo Corrêa e bairro da União, não dá nem um metro quadrado, não tem condições”, completou.
A situação tem se agravado cada vez mais, e a vereadora Brena Dianná tem denunciado a precariedade do sistema de drenagem muito antes do período da forte chuva que acomete a cidade, cumprindo a função de denunciar esses acontecimentos e buscar caminhar lado a lado com a população parintinense. A parlamentar Brena Dianná já havia solicitado a limpeza e desobstrução dos bueiros na rua 12 do bairro Paulo Corrêa, no dia 15 de abril, com o documento N°437/2024, porém continua sem retorno.
Dentre as mais recentes indicações da vereadora, está a do dia 25 de março, documento Nº320/2024, que implica na realização de um sistema de drenagem urbano sustentável em todo o município, mencionando também a situação do bairro Vila Cristina, portanto segue negligenciado pela gestão atual.
A problemática do entupimento dos bueiros percorre mais de 20 anos, os moradores além de revoltados estão desesperançados com a Prefeitura de Parintins.