Brena Dianná solicita Audiência Pública para tratar do Plano de Carreiras e Remuneração do Magistério da Prefeitura

por Mayara Carneiro publicado 10/08/2021 14h15, última modificação 10/08/2021 14h15 Texto: Assessoria Parlamentar / Foto: Simone Brandão
“E por fim, por meio da Audiência, discutir sobre a realização do Concurso Público para professores”, afirmou a vereadora.

Na última semana, a vereadora Brena Dianná (PSD) apresentou os números do Índice da Educação Básica de Parintins e é inegável certos avanços, todavia os resultados alcançados pelas escolas são bastante irregulares de acordo com a meta estabelecida pelo IDEB, pois das 32 escolas avaliadas, segundo o portal do IDEB, somente 07 escolas alçaram as metas estabelecidas para o Município. Logo, menos de 25% é o rendimento escolar, relatou a vereadora. 

A vereadora ainda destacou que até 30% dos recursos do FUNDEB devem ser utilizados em investimentos na rede de educação. Retratou em fotos a realidade de muitas escolas na região de várzea, muitas em estado deplorável. 

“O que não queremos para os nossos filhos, não queremos para os filhos de ninguém”. Mencionou a casa dos professores e as condições precárias em que residem. “Muitos professores saem de suas casas, do seu conforto, deixam suas famílias para darem aula nas comunidades rurais e ficam alojados em casas improvisadas e em condições não favoráveis reduzindo dessa forma o rendimento do professor. É dispendioso demais para esse professor pois utilizam os recursos que tem para manter e fazer reparos nas casas em que vivem, afirmou. 

Diante disso, a vereadora propôs Audiência Pública com a participação da Prefeitura Municipal, da Secretaria Municipal de Educação e a participação da sociedade civil organizada para tratar do Plano de Carreiras, Cargos e Remuneração do Magistério da Prefeitura Municipal de Parintins, quais seja, revisão salarial do pagamento dos professores, adicionais, bonificação por resultado qual seja, 14º, 15º e 16º salário aos professores das escolas que superarem as metas projetadas pelo MEC, é uma política pública cuja diretriz é construir a promoção do reconhecimento dos profissionais do magistério, tentando elevar o desempenho dos estudantes nas avaliações externas, promovendo também melhorias na qualidade da educação pública da rede municipal de ensino.

 “E por fim, por meio da Audiência, discutir sobre a realização do Concurso Público para professores já que estamos há 16 anos sem qualquer Concurso Público, pois o que temos é Processo Seletivo Simplificado. Devemos construir um cenário mais justo e compatível com a realidade dos nossos professores”, concluiu a vereadora Brena Dianná.