Brena Dianná propõe projeto popular de moradia digna
Nesta segunda-feira (25) na Câmara Municipal de Parintins, a vereadora Brena Dianná (UB), visando o bem-estar da coletividade, propôs a criação do projeto Vivendo Bem, que através de ações públicas promoverá a construção e reforma das casas da população em extremo estado de vulnerabilidade social, contribuindo para reduzir o déficit habitacional do município.
“Aqui, em Parintins, é sabida a dificuldade que muitas famílias de baixa renda enfrentam, morando em lugares insalubres, sem recursos financeiros para promover as melhorias necessárias para viver com dignidade. Pessoas que perdem o pouco que tem com a subida das águas, ou, em decorrência das fortes chuvas. Não têm sido fácil para elas não terem o mínimo de qualidade de vida. Quando por segurança, elas têm que deixar suas casas que não apresentam nenhuma estrutura adequada, para onde elas vão? Isso não acontece porque querem, mas pela falta de oportunidades, pela falta de emprego, pela falta de recursos financeiros” pontuou Brena.
O projeto Vivendo Bem foi inspirado no ‘Morar Melhor’, desenvolvido pelo governo de Roraima, que vai beneficiar 1.500 famílias de baixa renda com construção e reforma de casas a fim de proporcionar ambientes saudáveis.
O projeto visa atender pessoas com deficiência, idosos e mulheres que são responsáveis pela manutenção da família e que enfrentam sérias dificuldades. A vereadora mencionou o programa ‘Viver Melhor’, desenvolvido pelo governo do Amazonas, cujas moradias para este público são adaptadas para facilitar o dia a dia do morador com deficiência. “O projeto identifica os beneficiários e suas limitações, fazendo as modificações nas estruturas das residências, bem como fornecendo materiais e equipamentos para levar mais conforto e acessibilidade para as pessoas com deficiência, que não possuem condições financeiras de arcar com esses custos. Da mesma forma seria o Vivendo Bem, que viria para dar mais qualidade de vida, construindo ou reformando as casas das pessoas em vulnerabilidade. Será uma forma de promover conforto e dignidade para as pessoas que mais precisam”, reiterou a vereadora.
Residencial Parintins
Por propositura de Brena Dianná, a Câmara Municipal de Parintins realiza, na próxima quarta-feira (27) a partir das 9h, no plenário Raimundo Almada, audiência pública para discutir a problemática do Residencial Parintins.
Neste ano, o juiz da 1ª vara da comarca de Parintins, Roberto Taketomi, determinou o cumprimento da ordem de reintegração de posse do Residencial Parintins, localizado na comunidade Macurani, que conta com 690 unidades habitacionais. Muitas famílias vivem com medo por não saber se poderão continuar nos imóveis.