Brena Dianná alerta que a Prefeitura de Parintins ainda não executou os serviços para minimizar problemas dos moradores do bairro Lady Laura
Preocupada com a situação dos moradores dos bairros afetados pela forte chuva que atingiu Parintins, há duas semanas, a vereadora Brena Dianná (UB) apresentou, durante a sessão plenária desta segunda-feira (18), uma indicação para que a Secretaria Municipal de Obras e Serviços Públicos (SEMOSP) execute obras de raspagem manual e mecanizada das vias de circulação de pessoas do Bairro Lady Laura, localizado no lado vermelho do município.
“No sábado passado, eu estive reunida com os moradores do bairro, que foi um dos mais prejudicados. E, apesar de toda a movimentação promovida pela administração pública, com as visitas que foram amplamente noticiadas nos meios de comunicação para reconhecer o que deveria ser feito no local, eu constatei in loco, que nenhuma melhoria foi feita para resolver o problema”, disse a vereadora, mostrando um vídeo com o registro do lixo e entulhos espalhados pelas ruas.
A vereadora disse que os comunitários do bairro denunciaram que as ações foram malfeitas e acabaram por piorar a situação. “Eles denunciaram que dois caminhões foram ao local e fizeram um trabalho de menos de uma hora. Apenas retiraram o acúmulo do lixo das ruas, mas não retiraram o lixo do bairro. A água contaminada, o lixo e o barro continuam presentes ali. Os moradores estão insatisfeitos com a falta de uma ação efetiva por parte da administração pública. Eles reclamam da falta de ação para que os impactos ocasionados por falta de saneamento básico sejam minimizados”, relatou Brena.
A parlamentar ressaltou que os trabalhos de raspagem manual e mecanizada das vias são serviços mínimos que já deveriam ter sido executados. “Sabemos que o saneamento básico e as melhorias não vão chegar da noite pro dia. E demandam um demasiado tempo. Mas a gente solicita que algo seja feito para minimizar os impactos sofridos pelos moradores. Muito se fala do bairro Lady Laura, na situação precária que os comunitários se encontram ali. Todo mundo conhece a realidade desses comunitários, que tem dificuldades para entrar e sair de suas casas”, afirmou.
Brena cobra também reforçou o pedido de mutirão de limpeza para todos os bairros prejudicados. “O rastro de lixo continua pelas comunidades. Por isso reforço o meu pedido do mutirão de limpeza, porque os impactos não são só financeiros, mas também psicológicos e refletem na saúde dos moradores. Para quem não sabe, o Lady Laura fica do lado da Lixeira Pública. Não é uma água simples que está passando por ali. Pode haver muita contaminação, com lixo hospitalar, lixo doméstico. É uma situação muito complicada vivida pelos comunitários, que padecem com a falta de serviços público obrigatórios, como falta de coleta seletiva do lixo e de resíduos sólidos”, destacou.