Baixo Amazonas discute fornecimento de energia elétrica em audiência pública

por clely — publicado 29/11/2019 16h15, última modificação 02/12/2019 10h09 Texto: Assessoria de Imprensa da Câmara / Foto: Simone Brandão

Para discutir questões referentes à distribuição de energia elétrica na região do Baixo Amazonas, a Câmara de Parintins promoveu Audiência Pública hoje (29/11). A autora da propositura foi a vereadora parintinense Vanessa Gonçalves (PROS), que também atua como Presidente da Comissão de Defesa do Consumidor e Coordenadora da Calha dos Municípios do Baixo Amazonas na União dos Vereadores do Estado (UVEAM). Participaram do encontro representantes da Amazonas Energia, Executivo Municipal e vereadores de Barreirinha, Boa Vista do Ramos, bem como os parlamentares de Parintins Renei Mocambo (PL), Nêga Alencar (PSD), Cabo Linhares (Patriota), Telo Pinto (PSDB) e Tião Teixeira (PTB).

“Tão flagelado o bairro da União. Por que nosso bairro é tão esquecido? Além da falta de serviços básicos, ainda sofremos com a interrupção de energia elétrica”. Assim, se pronunciou a moradora do Bairro da União Maria Gerlane. Com críticas aos problemas gerados pela falta de energia na localidade, ela defendeu melhores serviços para os moradores regularmente residentes no bairro e que cumprem com suas obrigações.

O representante da comunidade Rural São Sebastião do Boto Andrei de Souza denunciou a interrupção diária na região, bem como os valores abusivos no valor da conta de luz. O comunitário questionou a situação, visto a ausência constante do serviço. Outro questionamento foi quanto ao trabalho de limpeza e manutenção de ramais.

O coordenador de iluminação pública do município Juscelino Carioca falou sobre questões técnicas que resultam nas falhas de energia. Segundo ele, queda de tensão, ocasionada pelo quantitativo de distribuição, é um fator que gera transtornos significativos. Na oportunidade, prestou contas do trabalho desenvolvido pelo setor e as dificuldades no processo de iluminação pública, inclusive no que se refere à atos de vandalismo.

Diretor de Distribuição do Interior, Radyr Gomes elencou os investimentos que a empresa tem feito para efetivar ações para melhorar o sistema de energia no Estado e se comprometeu em buscar formas de melhorar a vida nas comunidades rurais do Baixo Amazonas. Sobre o assunto, anunciou a ampliação da rede e substituição de equipamentos geradores de energia na região para atender cerca de 55 mil clientes. A proposta inclui a geração de emprego e renda aos cidadãos. Uma agenda de visitas deve acontecer no início do próximo ano.

Presidente da Comissão de Defesa do Consumidor e Coordenadora da Calha dos Municípios do Baixo Amazonas na UVEAM, a vereadora Vanessa Gonçalves ressaltou a cidade e o interior. Nesse sentido, listou comunidades rurais que clamam por soluções para a falta de energia. Postes sem luminárias, apagões, valores elevados e demora para reestabelecer o serviço após acordo de pagamento foram questionamentos direcionados pela parlamentar às instituições responsáveis pela rede de distribuição.