Alex Garcia solicita implantação de Escritório Social para atendimento de egressos do sistema prisional em Parintins

por Mayara Carneiro publicado 21/03/2023 15h50, última modificação 21/03/2023 15h50 Texto: Mayara Carneiro - Foto: Simone Brandão / Assessoria de Imprensa da CMP
O Escritório Social acolhe e apoia a reinserção social de egressos do sistema prisional, por meio de serviços especializados.

Com o objetivo de promover acolhimento e atenção jurídica, psicossocial e pessoal aos egressos do sistema penitenciário, o presidente da Câmara Municipal, vereador Alex Garcia (PSD), apresentou Indicação no sentido de solicitar da Prefeitura Municipal de Parintins, para que assine o Termo de Colaboração para a implantação do Escritório Social da Comarca de Parintins. A propositura foi aprovada por unanimidade nesta terça-feira (21/03). 

O parlamentar ressalta que o Escritório Social contribui com a ressocialização e a prevenção da criminalidade. Além de promover estratégias de aprendizagem profissional e empregabilidade. 

“É necessária efetivação das Políticas Públicas que visem buscar alternativas para os desafios do Sistema Prisional brasileiro e para a reinserção social dos apenados e egressos. Para isso, foi criado o Programa Justiça Presente, desenvolvido pelo Conselho Nacional de Justiça (CNJ) e pelo Programa nas Nações Unidas para o Desenvolvimento (PNUD), junto ao Ministério da Justiça e Segurança Pública. Para o desenvolvimento do Programa, faz-se necessária a implantação do Escritório Social, e o propósito da nossa Indicação é ter em Parintins esse espaço de resgate da cidadania dos egressos do sistema penitenciário, para que possam vencer as barreiras no retorno à sociedade”, explicou Alex. 

O presidente da Câmara também registrou a passagem do Dia Internacional da Síndrome de Down, celebrado neste dia 21 de março, evidenciando a importância do trabalho desenvolvido pela Associação Pestalozzi de Parintins. Bem como ressaltou a vinda do Governador do Amazonas, Wilson Lima (UB), a Parintins nos dias 17 e 18 de março, onde lançou o 56º Festival Folclórico de Parintins e anunciou um pacote de ações como o Prosai Parintins e a desapropriação de uma área do bairro Pascoal Allágio.