Alex Garcia solicita criação de Fundo Municipal da Defesa Civil para ações que minimizem efeitos de desastres em Parintins

por Mayara Carneiro publicado 04/04/2022 12h11, última modificação 04/04/2022 12h11 Texto: Assessoria Parlamentar / Foto: Simone Brandão
Em sua justificativa, o vereador destacou que o governador Wilson Lima sancionou no dia 18 de março, a Lei 5.820, que institui o Fundo Estadual de Proteção e Defesa Civil (FEPDEC), ampliando a capacidade de investimentos do Governo do Amazonas em ações de resposta e recuperação de áreas atingidas por desastres.

Após um fim de semana de intensas chuvas que afetaram mais de 1.300 famílias em Parintins, o vereador Alex Garcia (PSD), solicitou nesta segunda-feira (04), a criação de uma Lei que institua o Fundo Municipal de Proteção e Defesa Civil com o objetivo de concretizar ações que minimizem os efeitos de desastres no município de Parintins, disponibilizando e recebendo recursos financeiros e materiais à Coordenadoria Municipal de Defesa Civil. 

Parintins enfrentou entre sábado (02) e domingo (03), mais de 16 horas de chuvas em todos os bairros da cidade, que segundo dados coletados pelo pluviômetro do IFAM, o município ultrapassou a marca de mais de 180 mm de chuva em menos de 24 horas, sendo o maior volume já registrado em 10 anos. 

Em sua justificativa, o vereador destacou que o governador Wilson Lima sancionou no dia 18 de março, a Lei 5.820, que institui o Fundo Estadual de Proteção e Defesa Civil (FEPDEC), ampliando a capacidade de investimentos do Governo do Amazonas em ações de resposta e recuperação de áreas atingidas por desastres, inclusive prestação de ajuda humanitária a famílias afetadas pela cheia dos rios. 

“O nosso município deverá ter seu próprio fundo para que possa receber os recursos financeiros e materiais diretos do Órgão Estadual. A transferência financeira do FEPDEC/AM será feita diretamente para o fundo municipal, sem a necessidade de emenda parlamentar, que demandaria um prazo maior frente à urgência das áreas atingidas pela última chuva que ocorreu na cidade de Parintins”, pontuou. 

A Prefeitura de Parintins organizou bases de atendimento às famílias alagadas em escolas do município. A Escola Municipal Charles Garcia, no Santa Rita, a Estação Cidadania União e o Centro Educacional Infantil Jaime Lobato, no Paulo Corrêa, estão recebendo os moradores de áreas extremamente afetadas. 

A indicação do parlamentar foi aprovada por unanimidade pelos demais vereadores e será encaminhada para o Poder Executivo Municipal.