Alex Garcia solicita ajuda humanitária do Governo do Estado para famílias afetadas pela enchente em Parintins

por Mayara Carneiro publicado 14/04/2021 11h49, última modificação 14/04/2021 11h49 Texto e Foto: Assessoria Parlamentar
O parlamentar destaca que cerca de 4 mil pessoas devem ser atingidas diretamente pela enchente.

Com a previsão de grande cheia nos rios do Baixo-Amazonas em 2021, o vereador Alex Garcia (PSD) encaminhou nesta quarta-feira (14), um ofício ao governador do Amazonas, Wilson Lima, solicitando ajuda humanitária às famílias atingidas pela enchente nas comunidades ribeirinhas, como nas áreas baixas e de risco do município de Parintins.

No ofício, o parlamentar destaca que as áreas baixas, bem como, as comunidades ribeirinhas localizadas no município, encontram-se com a perspectiva de que sua população no próximo mês de maio será afetada pelas fortes enchentes dos rios.

"Considerando que existem em torno de 52 pontos com possibilidade de alagamento, ao qual moram 1.700 pessoas e na área rural, 32 comunidades que serão afetadas, cerca de 4 mil pessoas devem ser atingidas diretamente, devido suas casas se encontrarem perto dos rios, tendo que enfrentar constantes banzeiros de barcos e outros perigos que a realidade já apresenta", explica o vereador no documento.

Alex ressalta ainda que as famílias enfrentarão problemas de falta de abrigo, medicamento, madeiras e outros tipos de auxílio por parte do poder público, assim como o Governo do Estado tem enviado desde o fim de março, ajuda humanitária aos municípios da calha do Juruá, afetadas pela grande cheia dos rios no Amazonas.

"Se faz necessário então solicitar o fornecimento de ajuda humanitária, como cestas básicas, kits de medicamentos e madeira, em assistência às famílias do local supracitado atingidas pela enchente. Tenho a certeza que o governador Wilson Lima irá atender a demanda do nosso município", completou.