Alex Garcia solicita adesão do Cordão de Girassol para identificar pessoas com deficiências ocultas em Parintins
Com a finalidade de garantir inclusão e o benefício do atendimento preferencial às pessoas que possuam doenças, deficiências e/ou transtornos considerados ocultos, o presidente da Câmara Municipal, vereador Alex Garcia (PSD), apresentou a Indicação nº 158/2023 no sentido de solicitar à Prefeitura de Parintins, por meio do Núcleo de Inclusão Socioassistencial e Atividades Adaptadas – Girassol, a adesão do cordão de Girassol.
A propositura é um instrumento auxiliar de orientação e identificação de pessoas com deficiência oculta, no município de Parintins, e foi aprovada por unanimidade pelo parlamento municipal nesta semana.
O parlamentar explica que há deficiências que podem incluir problemas de saúde mental, doenças crônicas, dores crônicas, deficiências cognitivas, entre outras. “Ao usar o Cordão de Girassol, as pessoas que têm essas deficiências invisíveis podem sinalizar sua condição para os outros e ajudar a aumentar a conscientização sobre as dificuldades que enfrentam diariamente”, destacou Alex.
Na Tribuna da Câmara, Alex Garcia evidenciou que o girassol é uma flor alegre e vibrante, que simboliza esperança, felicidade e vitalidade, e essa escolha como símbolo é muito adequada. “Nesse sentido, indicamos ao Núcleo de Inclusão Socioassistencial e Atividades Adaptadas – Girassol que realize a distribuição do cordão com figuras de girassóis, afim de auxiliar e identificar aqueles que necessitam de atendimento preferencial”, reafirmou.
O atendimento preferencial de empreendimentos como supermercados, bancos, farmácias, bares, restaurantes, lojas em geral e similares possuem os símbolos de gestantes, idosos, mulheres com crianças de colo e deficientes. No entanto, há deficiências ocultas e essas pessoas também possuem o direito ao atendimento preferencial.