Água de qualidade para o consumo: Vereadores visitam primeiras comunidades a receber o Salta-Z

por clely — publicado 23/09/2019 09h35, última modificação 23/09/2019 11h04
Inicia hoje a obra de construção do castelo da Solução Alternativa Coletiva Simplificada de Tratamento de Água para Consumo Humano (Salta-Z). (Salta-Z) na comunidade São Sebastião do Boto. Salta-Z é um sistema de captação e tratamento de água para deixá-la apropriada para o consumo humano. A localidade será a primeira a recebê-lo em Parintins.

Inicia hoje a obra de construção da base e do castelo para o reservatório de água de cinco mil litros da Solução Alternativa Coletiva Simplificada de Tratamento de Água para Consumo Humano (Salta-Z). (Salta-Z) na comunidade São Sebastião do Boto. Salta-Z é um sistema de captação e tratamento de água para deixá-la apropriada para o consumo humano. A localidade será a primeira a recebê-lo em Parintins.

Na sexta-feira (20/09), presidente e vice da Câmara Municipal de Parintins foram até a comunidade. Junto com eles foram o Coordenador da Defesa Civil Samuel Reis e o resposável pela obra, sr. Jonathas Muniz, o empreiteiro da Secretaria Municipal de Obras e Servicos Públicos (Semosp) para verificar o local e mostrar os projeto aos moradores.

A planta inicial teve uma modificação. Isto porque, segundo o Coordenador da Defesa Civil, adapta de acordo com o local, com o ambiente, pois pode ter uma alteração na plataforma para receber a base”. O novo projeto foi apresentado na visita.

Água de qualidade para o consumo. Esta é a expectativa da comunidade. Francisco Paulo Franco Teixeira, coordenador de São Sebastião do Boto, disse que a comunidade está grata pelo interesse do Poder Publico em implantar o sistema. A segunda comunidade visitada pela equipe foi Divino Espírito Santo do Paraná do Espírito Santo do Meio. Nela o sistema também vai ser implantado.

Entre as quatro primeiras comunidades a receber o sistema estão Menino Deus do Itaboraí do Meio e Menino Deus do Paraná de Parintins do Meio. O governo do Estado destinou mais 10 sistemas para o municipio. “A gente tem a expectativa de conquistar todos os 36 sistemas Salta-Z, que solicitamos lá atrás, quando identificamos as comunidades com maior problema de água”, declarou o presidente da Casa Legislativa.

Amanhã (24/09) inicia o treinamento realizado pela Fundação Nacional de Saúde (FUNASA) aos representantes das 14 comunidades, no Centro do Idoso Pastor Lessa, e vai até o dia 28 deste mês. Os dois primeiros dias serão de teoria, nos seguintes vai acontecer o laboratório prático para implantação e manutenção.